Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Cientista vislumbra download de hardware e computadores que mudam de forma

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/06/2008


O Dr. Roel Vertegaal ficou famoso ao inventar um cubículo de atenção, um local onde o trabalhador poderia desempenhar suas funções sem se distrair.

Uma fama sem qualquer admiração, é bom que se diga, pelo menos por parte dos trabalhadores, muitos dos quais correram para afirmar que não precisam ficar "fechados numa cela" para serem produtivos. Talvez não tenham entendido bem, porque o cubículo de atenção se torna totalmente transparente ao desejo do "encarcerado."

Interface orgânica

Agora o Dr. Vertegaal vem com algo mais cativante, na verdade uma tendência da indústria eletrônica à medida que se aprimoram as técnicas para fabricação de circuitos flexíveis e transparentes.

O pesquisador está construindo o que ele chama de "computadores não-planares." Muito além de telas e teclados flexíveis, o que ele está difundindo é um conceito de "interface orgânica," um computador capaz até mesmo de mudar de forma para facilitar a interação do usuário.

Imagine uma lata de refrigerantes com navegadores de Internet mostrando feeds RSS ou acompanhando pelo Twitter o que os seus amigos andam fazendo. Ou traillers do filme aparecendo em brinquedos temáticos.

Revolução na interação humano-computador

Cientista vislumbra download de hardware e computadores que mudam de forma"Nós estamos falando de nada menos do que uma revolução na interação humano-computador," afirma Vertegaal. Ele compara nossos atuais computadores com telas planas ao povo do romance Flatland (mundo plano), que vive em apenas duas dimensões e, como resultado, tem uma visão estreita e deturpada da realidade.

A sua Interface Orgânica Cinética permite que os computadores ajustem seu formato de acordo com a necessidade que ele vai atender ou segundo as interações com o usuário. O conceito é muito parecido com a Argilotrônica, que permitirá que os computadores não apenas mostrem imagens, mas objetos físicos em três dimensões.

Download de hardware

Por enquanto as experiências estão limitadas pelo avanço da tecnologia, mas o laboratório do Dr. Vertegaal já está unindo o papel eletrônico, a tecnologia de multitoque e os circuitos eletrônicos flexíveis para construir engenhocas como uma caneca de café capaz de mostrar traillers de filmes ou qualquer outra coisa que possa ser vista pela Internet. Ou a bancada de desenvolvimento de gadgets, que pode ser vista no filme.

Mas os sonhos de Vertegaal vão bem além: ele quer construir um sistema que permita o download de hardware, a partir de uma loja de peças computacionais individuais, evitando o desperdício que representa a compra de novos átomos.

"Esta será a fronteira final no projeto de interfaces de computadores que transformem o mundo natural em software, e o software em um mundo natural," vislumbra ele.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Impressão 3D

Mais tópicos