Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Cientistas brasileiros colaboram com Wikipédia

Com informações da Agência Fapesp - 09/05/2016


Difusão científica

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), deu início a uma força-tarefa que envolve jornalistas e cientistas dedicados à edição de verbetes da Wikipédia e à adição de novas informações.

Os trabalhos de cooperação do NeuroMat com a Wikipédia foram iniciados há pouco mais de um ano e, desde então, cerca de 80 verbetes foram criados e aprimorados com o auxílio dos pesquisadores.

Localizado na Universidade de São Paulo (USP), o NeuroMat recebeu a visita de representantes da Fundação Wikimedia, entidade que desenvolve a Wikipédia, para discutir a expansão da iniciativa.

"A informação disponível na Wikipédia é tão confiável quanto as fontes citadas pelos seus editores: a confiabilidade do conteúdo disponível depende da confiabilidade das referências inseridas nos verbetes", disse Asaf Bartov, diretor de Comunidades Emergentes da Fundação Wikimedia.

"Por isso é tão importante o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do NeuroMat em atualizar o conteúdo relacionado à sua área de atuação: porque a Wikipédia nunca estará pronta, ela sempre precisará ter seu conteúdo aprimorado, suas fontes checadas, ampliadas. O NeuroMat tem contribuído de maneira significativa para a melhoria do conteúdo da Wikipédia relacionado a modelagem matemática e neurociência", afirmou.

Verbetes enriquecidos

Verbetes relacionados a condições de saúde de interesse do centro têm sido atualizados e ampliados - como o da doença de Alzheimer, acessado por cerca de 20 mil usuários diariamente.

Graças às contribuições dos pesquisadores, foram incluídos mais de 30 artigos científicos como fontes de informação, relacionados a sintomas, causas, fisiopatologia, tratamento, prevenção, prognóstico, epidemiologia e outros aspectos da doença, além dos desafios matemáticos associados ao seu diagnóstico e que as pesquisas do NeuroMat buscam superar.

Outra área clínica de interesse é a da lesão do plexo braquial, rede de nervos localizada entre a coluna cervical e o ombro. Tal lesão nervosa pode acometer recém-nascidos no parto natural e adultos geralmente em acidentes de moto e durante a prática de esportes de contato. O trabalho dos pesquisadores do NeuroMat serviu de fonte ao verbete e à criação de um banco de dados neurocientíficos internacional para pessoas que lidam com o problema.

Também foram melhorados verbetes relacionados a temas de pesquisas recentes, como o da lei de Hick, que descreve o tempo que uma pessoa leva para tomar uma decisão com base no número de opções possíveis.

Até a intervenção dos editores ligados ao NeuroMat, as fontes citadas datavam da década de 1980, quando não havia grandes controvérsias sobre o assunto. A nova edição apresenta, entre uma série de contribuições, as exceções à lei de Hick, citando pesquisas que a testaram e, de certa forma, relativizam o assunto.

O último verbete criado é o "Modelos de disparos neuronais", que apresenta um panorama de várias pesquisas no mundo sobre modelagem de redes de neurônios.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Saúde e Reabilitação
  • Transmissão de Dados
  • Biomecatrônica

Mais tópicos