Materiais Avançados

Cientistas descobrem um metal transparente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/03/2009

Cientistas descobrem um metal transparente
O metal sódio, sob pressão de 1,1 Mbar (esquerda), 1,5 Mbar (centro) e 1,99 Mbar (direita), quando já é totalmente transparente.
[Imagem: Stony Brooks]

Metal sob pressão

Uma equipe internacional de cientistas descobriu uma forma transparente do elemento sódio (Na).

O experimento demonstrou que o sódio desafia as previsões tradicionais da física e se torna transparente sob pressão.

"Já é bem conhecido o fato de que, sob taxas de compressão suficientemente altas, todos os materiais se tornam metálicos. Isto pode ser visto na metalização do hidrogênio nas altíssimas temperaturas e pressões no interior de Júpiter e Saturno," explica o professor Artem Oganov, que descobriu o sódio transparente em colaboração com a equipe do professor Yanming Ma, da Universidade Jilin, na China.

Entretanto, como eles agora descobriram, o sódio vai no caminho oposto. Um metal perfeitamente branco sob pressão atmosférica torna-se preto quando a pressão começa a subir. Então, quando a pressão se aproxima de 2 milhões de atmosferas, ele adquire uma coloração avermelhada translúcida e, finalmente, torna-se um metal transparente incolor, exatamente como o vidro de uma janela.

Entendimento das propriedades da matéria

"Este resultado fundamental é importante para o entendimento das propriedades da matéria altamente comprimida, particularmente no interior das estrelas e dos planetas gigantes," diz Oganov.

Para assumir a fase transparente, os átomos de sódio forçam os elétrons de suas camadas externas a preencher as lacunas entre os átomos.

A transformação do sódio em um metal transparente foi prevista conceitualmente pelo Dr. Yanming Ma. Para testar seus sofisticados cálculos simulados, os cientistas tiveram que desenvolver a técnica necessária para atingir a pressão de 2 milhões de atmosferas, o que foi feito em conjunto com pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Artigo: Transparent dense sodium