Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Como armazenar energia colocando um tubo dentro de uma represa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2023

Como armazenar energia colocando um tubo dentro de uma represa
Leiaute do iOWC e esquema do sistema, apresentando as proporções consideradas viáveis pela equipe.
[Imagem: Martín-Alcántara et al. - 10.1016/j.energy.2023.129356]

Bateria líquida

Engenheiros espanhóis apresentaram o projeto de um sistema de armazenamento de energia que usa um tanque cilíndrico imerso em água, sendo muito mais simples que os mecanismos mais pesquisados hoje, como as baterias de gravidade, ou baterias gravitacionais.

O sistema aproveita a pressão hidrostática - o peso de uma coluna líquida sobre uma superfície - para comprimir o ar e posteriormente expandi-lo, dirigindo-a a uma turbina, que então entrega a energia armazenada sob demanda.

Um projeto tão simples pode ter outra grande vantagem: Um baixo custo de implantação, já que o mecanismo pode ser instalado em lagos e barragens de hidrelétricas, por exemplo, ou mesmo no mar.

O sistema "consiste em um tubo cilíndrico com um disco que o divide em duas câmaras: Uma superior com água e outra inferior com ar," explica Antonio Martín, da Universidade de Córdoba, na Espanha. "Inicialmente, com o sistema carregado, o disco fica para cima e o cilindro fica cheio de ar. Depois, esse disco desce e a água ocupa o topo do cilindro, por sua vez comprimindo o ar a uma pressão muito alta devido ao peso da água."

Esta última é a fase de liberação de energia, já que o ar comprimido sai por um orifício no fundo do cilindro, acionando uma turbina que gera a energia.

Para recarregar o tubo de armazenamento, pode ser utilizado um motor alimentado por energias renováveis, ou então a própria eletricidade da rede em períodos de tarifas mais baixas, sendo ela então liberada de volta nos momentos de pico.

Coluna de Água Oscilante

A equipe batizou seu sistema de iOWC, já que ele é inspirado na conhecida Coluna de Água Oscilante (OWC: Oscillating Water Column) - só que ele funciona ao contrário.

O OWC é um mecanismo simples utilizado para extrair energia das ondas do mar através de um cilindro no qual o volume de água fica abaixo e seu nível aumenta com as ondas do mar, gerando assim energia. Esta nova aplicação invertida, o iOWC, surge como uma alternativa, não para a geração direta de eletricidade, mas para o armazenamento de energia.

Bibliografia:

Artigo: Analysis and design of an inverted oscillating water column for energy storage under choked flow conditions
Autores: Antonio Martín-Alcántara, José Luis Aranda-Hidalgo, Alberto Jiménez-Solano, Antonio J. Sarsa-Rubio
Revista: Energy
DOI: 10.1016/j.energy.2023.129356
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Baterias
  • Geração de Energia
  • Exploração Marítima

Mais tópicos