Robótica

Como construir seu próprio biorrobô

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/02/2017

Como construir seu próprio biorrobô
Desenho esquemático de um biorrobô impulsionado por tecido muscular e controlado por luz.
[Imagem: Janet Sinn-Hanlon/University of Illinois]

Robôs biológicos

Há alguns anos a equipe do professor Rashid Bashir, da Universidade de Illinois, nos EUA, vem desenvolvendo uma classe de biorrobôs capazes de andar impulsionados por células musculares e controlados por pulsos elétricos e de luz.

Agora eles resolveram compartilhar sua receita e publicaram instruções detalhadas para que qualquer pessoa dotada dos recursos necessários possa construir seu próprio biorrobô.

"O objetivo do trabalho foi fornecer as receitas e os protocolos detalhados para que outros possam facilmente duplicar o trabalho e ajudar a disseminar a ideia de 'construir com a biologia' - para que outros pesquisadores e educadores possam ter as ferramentas e o conhecimento para construir esses sistemas bio-híbridos e tentar lidar com os desafios na saúde, medicina e meio ambiente que enfrentamos como sociedade," disse Bashir.

"O protocolo ensina cada passo de construção do biorrobô, da impressão 3D do esqueleto até a engenharia de tecidos para fazer o atuador muscular, incluindo fabricantes e códigos das peças de cada coisa que nós usamos no laboratório. É uma abordagem modular para o projeto, fabricação e caracterização de máquinas biológicas impulsionadas por músculos," acrescentou Ritu Raman, membro da equipe.

Construção modular

Construir robôs biológicos pode parece coisa de ficção científica, mas o avanço na impressão 3D facilitou o trabalho de construção das partes mecânicas e móveis.

Para a parte mais complicada no caso dos biorrobôs, que pode envolver engenharia de tecidos e engenharia genética nos experimentos mais avançados, a equipe descreve uma técnica de fabricar módulos com células musculares que podem gerar força suficiente para movimentar robôs pequenos, de alguns milímetros de tamanho.

Segundo a equipe, "a impressão 3D dos moldes de injeção e dos esqueletos leva 3 horas, semear os atuadores musculares leva 2 horas e a diferenciação dos músculos leva 7 dias."

Artigo: A modular approach to the design, fabrication, and characterization of muscle-powered biological machines