Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Como as empresas podem ajudar a aliviar o trânsito das grandes cidades

Com informações da BBC - 24/09/2013


Ações promovidas por empresas e funcionários podem ter um impacto significativo sobre o trânsito de cidades como São Paulo.

A proposta está nas conclusões de um estudo realizado pelo Banco Mundial.

O estudo acompanhou por um ano um grupo de empresas na região da avenida Luis Carlos Berrini (polo empresarial na zona sul de São Paulo) e propôs um plano de mobilidade que abrangeu 1,5 mil funcionários - incentivando o uso de transportes público e alternativo e flexibilizando turnos de trabalho.

"O impacto quantitativo ainda não foi tão grande. Mas houve um impacto qualitativo em vários funcionários", disse Andrea Leal, consultora do Banco Mundial e coordenadora do estudo.

Se mais empresas aderirem a iniciativas do tipo, "haverá um efeito maior no trânsito da região", avalia Leal.

"Já vimos algo semelhante nos Estados Unidos, em Estados como Washington e Califórnia, onde há dados mostrando redução de congestionamentos e de viagens de carro por causa de programas de mobilidade corporativos", diz.

"Algumas cidades têm leis obrigando empresas com mais de cem funcionários a ter um plano de mobilidade e meta de reduzir o número de funcionários dirigindo sozinhos."

Medidas para melhorar o trânsito

O estudo listou algumas iniciativas que podem ser adotadas por empresas e pelo poder público para impactar o trânsito sem a necessidade de grandes obras viárias.

1. Estimular o uso do transporte público entre os funcionários, por exemplo oferecendo linhas de ônibus fretados e eliminando a cobrança de 6% sobre o salário para custear o vale-transporte.

2. Ajudar os funcionários a conhecer suas opções de transporte.

3. Flexibilizar horários de trabalho, permitindo que funcionários façam sua jornada de forma a evitar deslocamentos em horários de pico e possam usar o transporte público em períodos menos congestionados.

4. Incentivar o trabalho à distância - algo que não se aplica a todas as empresas e funcionários, mas que pode aumentar satisfação e produtividade, argumenta Leal.

5. Estimular caronas, registrando-se em softwares e sites especializados ou montando páginas em redes sociais nas quais os funcionários possam organizar caronas entre si.

6. Melhorar a infraestrutura para quem quiser ir de bicicleta ao trabalho, como vestiários e bicicletários.

7. Política de semana comprimida de trabalho: algumas empresas permitiram aos funcionários trabalhar uma ou duas horas a mais por dia e folgar um dia por semana ou a cada 15 dias.

8. Pensar em alternativas à lei de pólos geradores de tráfego, que prevê que grandes empreendimentos que geram muito trânsito ao seu redor devem oferecer alguma contrapartida para mitigar seu impacto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos