Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Uma visão artificial que faz tudo: Vê, processa e armazena

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2023

Componente para visão artificial faz tudo: Vê, processa e armazena
A inovação viabiliza o conceito de visão neuromórfica via hardware.
[Imagem: Xiao Fu et al. - 10.1038/s41377-023-01079-5]

Memoristor sensível à luz

Nas câmeras digitais, a informação óptica é capturada por um sensor chamado CCD - que na verdade é uma matriz de milhões de sensores individuais, ou píxeis captadores de luz - e então processada, eventualmente usando algoritmos de inteligência artificial, como nos sistemas de visão artificial usados na indústria ou na robótica.

Neste cenário, uma grande quantidade de dados - a maioria redundante - deve ser transferida de um sensor autônomo para as unidades de processamento, o que leva tempo - e perder tempo na visão significa perder quadros importantes para o acompanhamento preciso da cena.

Para resolver este problema, muito esforço tem sido dedicado ao desenvolvimento de uma abordagem mais eficiente, na qual algumas das tarefas computacionais e de memória possam ser feitas nos próprios elementos sensores, que possam detectar e processar o sinal óptico simultaneamente, economizando todo o tempo necessário para sua transferência e manipulação pelo processador.

Xiao Fu e seus colegas do Instituto de Ciências Avançadas Hangzhou, na China, encontraram uma nova forma de fazer isto usando os memoristores, componentes eletrônicos que podem guardar e processar dados, e que por isso estão na base da maioria dos esforços de computação neuromórfica, que tenta imitar o cérebro.

Componente para visão artificial faz tudo: Vê, processa e armazena
Foto do componente real.
[Imagem: Xiao Fu et al. - 10.1038/s41377-023-01079-5]

Fotomemoristor

Fu desenvolveu um "fotomemoristor", no qual a resposta à luz pode ser modulada pela carga e/ou pelo fluxo de fótons que chega até ele.

E essa informação pode ser armazenada no próprio componente, porque ele é não volátil, ou seja, não perde o dado quando a energia é desligada, tudo em uma arquitetura simples de dois terminais.

Esse fotomemoristor permitiu pela primeira vez implementar uma lógica computacional completa, e com a vantagem de que a fotorresposta opera como uma variável de estado físico, resultado do acoplamento dos elétrons excitados pela luz e por íons associados ao oxigênio no material - em vez de luz, tensão ou memorresistência.

"Nós projetamos um componente de dois terminais com MoS2-xOx e grafeno específico para três propósitos em um: (1) fornecer barreira de energia baixa para a migração dos íons de oxigênio; (2) funcionar como uma heteroestrutura geometricamente assimétrica metal-semicondutor-metal de van der Waals com estados multifotorresponsivos; e (3) como uma extensão de um memoristor, este dispositivo não só fornece condutância ajustável, mas também apresenta fotorresposta reconfigurável para leitura em voltagem de polarização zero," escreveu a equipe.

Componente para visão artificial faz tudo: Vê, processa e armazena
O conceito, a implementação e o princípio de funcionamento da visão artificial neuromórfica.
[Imagem: Xiao Fu et al. - 10.1038/s41377-023-01079-5]

Visão artificial neuromórfica

Essas características tornam o componente ideal para implementar sistemas de visão artificial neuromórfica, e isto em dispositivos integrados, do tipo tudo-em-um.

Por exemplo, usando esse componente para projetar arquiteturas específicas que imitem as funcionalidades biológicas da retina humana, torna-se possível criar dispositivos que funcionem como rede neural para processamento visual neuromórfico e implementação de operações lógicas, e isso tanto com entrada de sinais elétricos quanto sinais de luz, ou ambos conjuntamente.

"Este novo conceito de um fotomemoristor de dois terminais não apenas permite abordagens de computação sensoriamento-memória-computação tudo-em-um para hardware de visão neuromórfica, mas também traz grande conveniência para uma integração de alta densidade," escreveu a equipe.

Bibliografia:

Artigo: Graphene/MoS2-xOx/graphene photomemristor with tunable non-volatile responsivities for neuromorphic vision processing
Autores: Xiao Fu, Tangxin Li, Bin Cai, Jinshui Miao, Gennady N. Panin, Xinyu Ma, Jinjin Wang, Xiaoyong Jiang, Qing Li, Yi Dong, Chunhui Hao, Juyi Sun, Hangyu Xu, Qixiao Zhao, Mengjia Xia, Bo Song, Fansheng Chen, Xiaoshuang Chen, Wei Lu, Weida Hu
Revista: Light Science & Applications
Vol.: 12, Article number: 39
DOI: 10.1038/s41377-023-01079-5
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Sensores
  • Semicondutores
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos