Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Compostos orgânicos nativos encontrados no planeta anão Ceres

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/02/2017

Compostos orgânicos nativos encontrados no planeta anão Ceres
Os sinais de compostos orgânicos foram encontrados espalhados pelo lado esquerdo (marcados por a, b, c, d) da cratera Ernutet.
[Imagem: M. C. De Sanctis et al. - 10.1126/science.aaj2305]

Compostos alifáticos

Compostos orgânicos alifáticos, substâncias baseadas no carbono que podem ter um papel na química que cria a vida, foram detectados pela primeira vez no planeta anão Ceres, famoso por seus ainda inexplicados pontos brilhantes.

Mais interessante ainda, os dados indicam que o material orgânico se formou no próprio planeta anão, em vez de ter caído lá levado pelo impacto de outro corpo celeste.

Os dados foram coletados por um espectrômetro de infravermelho a bordo da sonda espacial Dawn quando ela observava a região próxima a uma cratera chamada Ernutet.

Geração local

O instrumento detectou sinais característicos dos grupos metil e metileno presentes na matéria orgânica alifática.

Embora os dados não sejam suficientes para determinar os compostos moleculares exatos presentes, eles combinam minerais semelhantes ao alcatrão, como a cerita ou asfaltita.

É improvável que os compostos identificados tenham sido liberados por uma fonte externa em um impacto porque o calor extremo de um impacto teria destruído esses tipos de compostos, que não resistem a temperaturas elevadas.

Além disso, a distribuição deles na superfície de Ceres não condiz com o padrão esperado se sua fonte fosse o impacto de um corpo externo, dizem os cientistas.

Como Ceres parece ter também grandes quantidades de água e pode ter retido algum calor interno remanescente do período de sua formação, o mais provável é que estes compostos orgânicos se formaram dentro do corpo planetário.

Bibliografia:

Artigo: Localized aliphatic organic material on the surface of Ceres
Autores: M. C. De Sanctis, E. Ammannito, H. Y. McSween, A. Raponi, S. Marchi, F. Capaccioni, M. T. Capria, F. G. Carrozzo, M. Ciarniello, S. Fonte, M. Formisano, A. Frigeri, M. Giardino, A. Longobardo, G. Magni, L. A. McFadden, E. Palomba, C. M. Pieters, F. Tosi, F. Zambon, C. A. Raymond, C. T. Russell
Revista: Science
Vol.: 355 Issue 6326 719-722
DOI: 10.1126/science.aaj2305
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Exploração Espacial
  • Biotecnologia

Mais tópicos