Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Comunicação automática entre veículos começa a ser testada no Japão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2008


Em Abril deste ano terão início no Japão os primeiros testes com sistemas de comunicação veículo-a-veículo, que permitirão que os carros troquem informações de forma automática e autônoma, sem a intervenção dos motoristas.

Comunicação veículo-a-veículo

A comunicação veículo-veículo permite a troca de informações por meio de ondas de rádio de curto alcance. O principal objetivo é aumentar a segurança nas estradas, evitando colisões e inibindo, entre outros comportamentos, as "fechadas" indesejadas que acontecem quando um veículo muda repentinamente de faixa.

Algumas empresas já colocaram no mercado sistemas que permitem a troca primária de informações entre seus automóveis. Mas o objetivo do governo japonês, que está patrocinando os testes, é desenvolver um protocolo de comunicações que possa ser adotado de maneira ampla, por todos os fabricantes de automóveis.

Confiabilidade

Os sistemas de comunicação estão sendo fornecidos pela empresa Denso, cujos módulos trocam informações nas freqüências UHF entre 669 e 679 MHz e entre 5811,5 e 5828,5 MHz. Os testes estão programados para durar até Março de 2011, devendo ser avaliados os aspectos de funcionalidade, segurança e confiabilidade das transmissões.

"Por meio desses testes, nós esperamos melhorar o desempenho e a confiabilidade de nossos equipamentos de comunicação veicular para oferecer comunicações estáveis," afirmou Oyuki Ogawa, em comunicado à imprensa feito pela Denso.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos