Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Concreto com grafeno fica duas vezes mais forte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/05/2018

Concreto com grafeno fica duas vezes mais forte
Blocos de concreto com grafeno, que poderão cortar o consumo de concreto pela metade.
[Imagem: Dimitar Dimov / University of Exeter]

Concreto reforçado

Dimitar Dimov e seus colegas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, encontraram uma aplicação para o grafeno que parece nada ter a ver com a típica delicadeza dos materiais formados por uma única camada de átomos.

Eles misturaram o grafeno ao concreto, o que resultou em um concreto reforçado que é duas vezes mais forte e quatro vezes mais resistente à água do que o concreto convencional.

Não é uma surpresa total, uma vez que o grafeno já foi considerado o material mais forte que existe. Mas o uso prático do grafeno é difícil justamente pela necessidade de manipular as delicadas camadas monoatômicas.

Dimov não ligou muito para isso - e nem precisava para a aplicação que ele tinha em mente: Ele simplesmente diluiu os flocos de grafeno em água e usou a água para fazer o concreto.

Como o material é muito mais resistente, torna-se possível executar o mesmo projeto usando apenas metade do concreto usado hoje.

"Essa pesquisa inovadora é importante por poder ser aplicada à construção civil e à manufatura em larga escala. A indústria precisa se modernizar incorporando não apenas a fabricação [de peças] fora do local da construção, mas também novos materiais inovadores. Este é um primeiro passo, mas um passo crucial na direção certa para tornar a construção civil mais sustentável," disse Dimov.

Bibliografia:

Artigo: Ultrahigh Performance nanoengineered Graphene-Concrete Composites for Multifunctional Applications
Autores: Dimitar Dimov, Iddo Amit, Olivier Gorrie, Matthew D. Barnes, Nicola J. Townsend, Ana I. S. Neves, Freddie Withers, Saverio Russo, Monica Felicia Craciun
Revista: Advanced Functional Materials
DOI: 10.1002/adfm.201705183
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Grafeno
  • Compósitos
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos