Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Conferência sobre Partícula de Deus terá trabalho de brasileiros

Com informações da Fapesp e Unesp - 27/06/2012


Partícula de Deus

Quatro trabalhos de pesquisadores brasileiros serão apresentados na Conferência Internacional de Física de Altas Energias (ICHEP 2012), que será realizada em Melbourne, Austrália, entre os dias 4 e 11 de julho.

O CERN, Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que controla o LHC, já anunciou que, durante essa conferência, serão feitas revelações longamente esperadas sobre o bóson de Higgs.

O bóson de Higgs é chamado de "partícula de Deus" porque explicaria de onde vem a massa das demais partículas - até agora, os cientistas estão com energia demais e massa de menos para explicar a condensação de energia a que chamamos de matéria.

A partícula de Deus, contudo, permanece apenas uma teoria - ao menos até essa conferência.

Encontrá-la experimentalmente é um dos principais objetivos do LHC - veja mais sobre as descobertas que se espera do LHC na reportagem Máquina do Big Bang começa a funcionar.

Dimensões do Universo

Os brasileiros estão mais interessados em possíveis outras dimensões do Universo.

Descobrir uma outra dimensão espacial, além das três conhecidas - altura, comprimento e largura - pode parecer algo tão espantoso quanto ver um desenho numa folha de papel se tornar tridimensional e sair andando pela mesa.

Muitos cientistas, no entanto, argumentam que apenas a existência de uma dimensão extra explicaria relações ainda misteriosas entre as forças observadas no Universo, como gravidade, eletromagnetismo e forças nucleares.

O grupo da Unesp analisa as colisões de partículas subatômicas - prótons e antiprótons - realizadas no LHC, em busca da "assinatura", ou do rastro que as teorias dizem que seria deixado por essas dimensões extras do Universo.

Sprace

Os cientistas brasileiros fazem parte do Sprace (sigla em inglês para Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo), grupo de pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que participa das pesquisas feitas pelo CERN.

Integram a equipe do Sprace Sandra Padula, Thiago Tomei, Flávia Dias e Ângelo Santos, além de Sérgio Novaes, coordenador do grupo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Radiação Eletromagnética
  • Raios Laser
  • Simuladores

Mais tópicos