Plantão

Conheça o Aglomerado de Galáxias Árvore de Natal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/11/2023

Conheça o Aglomerado de Galáxias Árvore de Natal
Imagem composta do aglomerado MACS0416 usando os dados de quatro conjuntos de imagens do Webb durante um período de 126 dias, indicando as regiões onde os transientes foram encontrados.
[Imagem: University of Missouri]

Aglomerado de Galáxias Árvore de Natal

O telescópio espacial James Webb (JWST) ajudou os astrônomos a descobrir 14 novos objetos transitórios durante seu estudo de lapso de tempo do aglomerado de galáxias MACS0416 - localizado a cerca de 4,3 bilhões de anos-luz da Terra.

São tantos objetos piscantes, ainda por serem descritos, que os astrônomos apelidaram a região de "Aglomerado de Galáxias Árvore de Natal".

"Transientes são objetos no espaço, como estrelas individuais, que parecem subitamente aumentar de brilho em ordens de magnitude e depois desaparecer," disse o professor Haojing Yan, da Universidade do Missouri, nos EUA. "Esses objetos transitórios parecem brilhantes apenas por um curto período de tempo e depois desaparecem; é como se estivéssemos olhando através de uma lupa em movimento. Embora atualmente só possamos ver as mais brilhantes, se fizermos isso por tempo suficiente - e com frequência suficiente - seremos capazes de determinar quantas estrelas brilhantes estão lá e qual a sua massa. "

As novas imagens confirmaram o que está causando as "luzes tremeluzentes" - ou transientes do aglomerado de galáxias que os cientistas observaram pela primeira vez anos atrás usando o telescópio espacial Hubble.

"Estamos chamando MACS0416 de Aglomerado de Galáxias Árvore de Natal, tanto porque ele é tão colorido quanto por causa das luzes tremeluzentes que encontramos dentro dele," disse Yan. "Podemos ver tantos transitórios em certas regiões desta área devido a um fenômeno conhecido como lente gravitacional, que está ampliando as galáxias por trás deste aglomerado."

A equipe descobriu os transientes estudando quatro conjuntos de imagens obtidas pelo Webb durante um período de cerca de quatro meses. Dois desses transientes parecem ser supernovas - estrelas que estão no fim da sua vida útil.

"As duas supernovas e as outras doze estrelas extremamente ampliadas são de naturezas diferentes, mas são todas importantes," disse Yan. "Traçamos a mudança no brilho ao longo do tempo através das suas curvas de luz e, examinando detalhadamente como a luz muda ao longo do tempo, seremos eventualmente capazes de saber que tipo de estrelas são. Mais importante ainda, seremos capazes de compreender a estrutura detalhada da lente gravitacional e como ela se relaciona com a distribuição da matéria escura. Esta é uma visão completamente nova do universo que foi aberta pelo Webb."