Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Copa do mundo de futebol de robôs também será no Brasil

Com informações da Agência Fapesp - 27/06/2014

Copa do mundo de futebol de robôs também será no Brasil
Os especialistas em inteligência artificial querem ter um time de robôs capaz de derrotar a seleção humana de futebol campeã do mundo em 2050.
[Imagem: RoboCup/Divulgação]

Uma semana depois de encerrada a Copa do Mundo de Futebol no Brasil terá início em João Pessoa, na Paraíba, outro torneio internacional de futebol, só que dessa vez de robôs.

Entre 19 e 25 de julho, participantes de mais de 45 países trarão ao país robôs dotados de inteligência artificial para disputar a RoboCup, um dos principais eventos de tecnologia do mundo.

Nas partidas de futebol, participarão robôs autônomos que deverão obedecer as regras de um jogo convencional, com dois tempos, marcação de gols e até cobrança de lateral. Haverá um juiz humano, que poderá ser auxiliado por um juiz robô.

A RoboCup é organizada anualmente desde 1997 por professores voluntários do mundo todo e começou em Nagoya, no Japão.

Superando os humanos

Um dos objetivos dos organizadores é ter, em 2050, um time de futebol composto por robôs humanoides e totalmente autônomos que jogue com a equipe humana campeã da Copa do Mundo - e vença.

O torneio inclui, além de disputas futebolísticas, competições em outras categorias, como a "Resgate", na qual são apresentados robôs projetados para substituir humanos em situações de resgate arriscadas. Em 2011, após o acidente nuclear de Fukushima, por exemplo, foram usados esses tipos de robôs.

Na categoria @Home (em casa, em tradução livre), participam os robôs que desempenham atividades domésticas. Há ainda uma modalidade industrial, para tarefas logísticas.

A programação contará com oficinas de robótica voltadas a professores da rede pública de ensino, demonstrando como robôs podem ser usados em sala de aula para despertar os alunos para a ciência.

No último dia do evento, haverá um simpósio, no qual serão apresentados trabalhos acadêmicos. O cientista australiano Rodney Brooks, professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e fundador da empresa iRobot, proferirá uma palestra.

A RoboCup 2014 ocorrerá no centro de convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na Rodovia PB-008, km 4.

Mais informações podem ser obtidas no site www.robocup2014.org.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Robôs Espaciais
  • Robôs Industriais

Mais tópicos