Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Coquetel de enzimas transforma biomassa em combustível para carros a hidrogênio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/04/2009


Carro a lenha

Ao imaginar o carro do futuro, no que você apostaria: em um carro com células a combustível alimentadas por hidrogênio ou em um carro a lenha?

Não esteja tão certo da resposta, porque é bem possível que as duas sejam apenas faces diferentes de uma mesma moeda - é uma questão de esquecer a imagem de toras de madeira crepitando para alimentar uma caldeira a vapor.

Pesquisadores norte-americanos criaram uma complexa mistura de enzimas que é capaz de consumir a celulose de pedaços de madeira, capim e diversos outros tipos de biomassa e liberar hidrogênio, que pode ser consumido diretamente pelas células a combustível.

Poção mágica

Com uma mistura de 14 enzimas, uma coenzima, biomassa de plantas não-alimentícias e água aquecida a 32º C, os pesquisadores produziram hidrogênio puro o suficiente para ser injetado diretamente em uma célula a combustível.

Coquetel de enzimas transforma biomassa em combustível para carros a hidrogênio

A célula a combustível usa o hidrogênio para produzir eletricidade, liberando água como subproduto. A eletricidade é usada para alimentar os motores elétricos do carro.

O processo é tão rápido quanto a produção natural do hidrogênio por fermentação e tem um rendimento energético maior do que a energia química armazenada em açúcares - o mais elevado rendimento na produção de hidrogênio já reportado até hoje a partir de materiais celulósicos.

Hidrogênio de alta qualidade

"Além de converter a energia química do açúcar, o processo também converte a energia termal, de baixa temperatura, em energia contida em um hidrogênio de alta qualidade," diz o professor Percival Zhang, da Universidade Virginia Tech.

A pesquisa é resultado do aprimoramento da descoberta original, anunciada há cerca de dois anos, quando o processo ainda era ineficiente e pouco robusto e era baseado em amido extraído de plantas utilizadas na alimentação (veja Amido gera hidrogênio para alimentar células a combustível de automóveis).

Bibliografia:

Artigo: Spontaneous High-Yield Production of Hydrogen from Cellulosic Materials and Water Catalyzed by Enzyme Cocktails
Autores: Xinhao Ye, Yiran Wang, Robert C. Hopkins, Michael W. W. Adams, Barbara R. Evans, Jonathan R. Mielenz, Y.-H. Percival Zhang
Revista: ChemSusChem
Data: March 2009
Vol.: 2 Issue 2, Pages 149 - 152
DOI: 10.1002/cssc.200900017
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Células a Combustível
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos