Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Correio suíço testa robô carteiro

Com informações da Swissinfo - 13/10/2016

Correio suíço testa robô carteiro
Com seis rodas, o robô mede 55 centímetros de altura pesa 18 kg vazio, e consegue carregar até 10 kg.
[Imagem: Starship Technologies/Divulgação]

Robô de entregas

O correio da Suíça começou a testar pequenos robôs autônomos para fazer entregas de pacotes.

Os robôs são equipados com nove câmeras, quatro sensores frontais e a tecnologia GPS para ajudá-los a evitar obstáculos e conduzi-los até seus destinatários, levando até 10 quilogramas de carga.

O robô consegue, por exemplo, detectar uma pessoa na calçada, parando ou mesmo manobrando para não atrapalhar os pedestres. As câmeras também servem para dissuadir possíveis roubos.

Acionados por baterias, eles podem circular até duas horas ou seis quilômetros - embora a velocidade máxima seja de seis quilômetros por hora, um trajeto completo tem uma média de três quilômetros por hora. Os robôs também são "inteligentes", no sentido de que aprendem durante cada viagem, aumentando seu nível de autonomia ao refazer os trajetos de forma otimizada.

Torpedo

Quando chegam ao destino final, os robôs carteiros enviam um torpedo para alertar o destinatário de que seu pacote chegou.

Durante a fase de testes, um carteiro humano está supervisionando os robôs. Os testes estão sendo feitos nas cidades de Berna, Köniz e Biberist.

A empresa inglesa Starship Technologies, fabricante dos robôs, afirma que já há acordos para testes similares na Inglaterra e na Alemanha. A empresa aposta também em um serviço de entrega de medicamentos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Software e Programação

Mais tópicos