Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Crescimento econômico baseado em recursos naturais é um risco, diz Ipea

Com informações da Agência Brasil e IPEA - 06/02/2012


Sem valor agregado

A alta participação dos setores ligados aos recursos naturais na economia, principalmente a indústria extrativa mineral e a agropecuária, colocam em risco o crescimento sustentável do país.

Esta é a conclusão do estudo Produtividade no Brasil nos anos 2000-2009, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Segundo o estudo, os setores ligados aos recursos naturais são de "reduzido efeito multiplicador sobre o restante da economia e de baixo valor agregado, impondo obstáculos a uma estratégia de crescimento sustentado no longo prazo para o Brasil".

Economia extrativista

O estudo diz ainda que a elevada instabilidade internacional por causa da crise financeira, que tem provocado uma maior retração do comércio internacional, exige uma maior diversificação da estrutura produtiva, o que não ocorreu entre 2000 e 2009 e não há indícios de que isso vá mudar nos próximos anos.

"Para um país que necessita ampliar suas condições de competitividade externa, essas características devem ser vistas como, no mínimo, preocupantes em uma estratégia consistente de desenvolvimento industrial e econômico," afirmou Gabriel Coelho, que apresentou o estudo.

Segundo o estudo, a indústria ligada aos recursos naturais foi a que mais aumentou a produtividade na década passada, com destaque para a indústria extrativa mineral, a agropecuária e os serviços, principalmente os de finanças.

Andando para trás

Excluindo o ano de 2009, em que o país mais sofreu com os impactos da crise econômica internacional, a mineração aumentou sua participação no período analisado no estudo em 5,9%, enquanto que a indústria de transformação sofreu uma retração (-2,5%) e setores como os de gás e construção civil tiveram uma queda ainda maior (-3,4%).

Para o pesquisador, o grande problema é a falta de inovação tecnológica, ausente da economia brasileira como um todo.

Segundo Gabriel, a manutenção desses resultados diante do atual cenário de crise econômica mundial é preocupante quando se almeja um desenvolvimento calcado na indústria e na sustentabilidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos