Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Criado câmbio automático eletrônico para bicicletas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/01/2009


Se uma bicicleta com dezenas de marchas ainda não é o suficiente para que você comece a se exercitar confortavelmente, ou mesmo para que você troque o carro pela magrela na hora de ir para o trabalho ou para a escola, a solução pode estar a caminho.

Pedalando com conforto

Um grupo de engenheiros de Taiwan desenvolveu um sistema eletrônico que define o momento exato de trocar as marchas da bicicleta para manter o máximo conforto e o mínimo esforço do ciclista.

Segundo os pesquisadores, os esforços para melhorar as bicicletas têm se focado na modificação dos componentes e ignorado o fato de que há um ser humano sentado no selim.

Analisando justamente o elemento humano, os cientistas chineses concluíram que uma pessoa saudável normal - e não um atleta - é capaz de pedalar uma bicicleta por várias horas, gerando 75 Watts de potência, sem sofrer de fadiga, apenas mantendo uma cadência entre 60 e 100 pedaladas por minuto.

Câmbio automático eletrônico e inteligente

Eles então utilizaram a lógica fuzzy para criar um algoritmo de computador capaz de determinar o momento ótimo da troca de marchas, dando ao ciclista uma estratégia para lidar com praticamente qualquer situação durante o percurso, mantendo uma cadência ótima nas pedaladas, sem sacrificar o conforto.

O programa resultante pode rodar em um microprocessador miniaturizado, facilmente incorporável em uma bicicleta, criando uma espécie de câmbio automático eletrônico e inteligente para as magrelas do futuro.

Ainda não há previsões de quando o novo câmbio entrará em produção industrial.

Bibliografia:

Artigo: Development of an optimum bicycle shifting strategy based on human factors modeling
Autores: T.Y. Lin, Y.C. Chen, H.C. Ping
Revista: Int. J. Human Factors Modelling and Simulation
Vol.: 1, No.2 pp. 159 - 173
DOI: 10.1504/IJHFMS.2008.022474
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Processadores

Mais tópicos