Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Criado o primeiro nanomotor térmico, ao mesmo tempo rotativo e linear

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/04/2008

Criado o primeiro nanomotor térmico, ao mesmo tempo rotativo e linear
O rotor (vermelho) move-se ao longo do nanotubo maior (amarelo), levando sua carga (bege).
[Imagem: Barreiro et al.]

Pesquisadores espanhóis conseguiram fabricar o primeiro nanomotor térmico do mundo, um motor em nanoescala movido por diferenciais de temperatura. Ele pode tanto girar ao redor de um eixo, como faz um motor rotativo normal, quanto correr ao longo desse eixo, transformando-es em um motor linear.

Aplicações das nanomáquinas

Os nanomotores são elementos essenciais para que as futuras nanomáquinas possam se movimentar e executar tarefas mecânicas.

As nanomáquinas estão sendo pesquisadas para uso em campos tão diversos quanto a biomedicina, a robótica e a ciência dos materiais, incluindo o desenvolvimento de materiais inteligentes e adaptáveis.

Nanomotor térmico

O nanomotor térmico é formado por um nanotubo de carbono recoberto por outro nanotubo, mais largo e mais curto. Esse nanotubo externo pode se movimentar livremente e funciona como o rotor do nanomotor.

Dependendo do tamanho do nanotubo interno, o sistema pode funcionar como uma espécie de correia transportadora. A carga é fixada no nanotubo menor, que pode levá-la ao longo do comprimento do nanotubo interno, que passa a funcionar como um trilho. Ou o rotor pode ser posto para girar, como em um motor tradicional.

Precisão sub-nanométrica

O movimento do nanotubo externo pode ser controlado variando-se a temperatura nas extremidades do nanotubo interno. O rotor do nanomotor move-se da extremidade mais quente para a parte mais fria, da mesma forma que acontece com o ar ambiente ao redor de um aquecedor.

Os movimentos do rotor, ao redor ou ao longo do nanotubo maior, têm precisão sub-nanométrica, podendo ser controlados para variar sua posição em incrementos menores do que o diâmetro de um átomo.

Bibliografia:

Artigo: Subnanometer Motion of Cargoes Driven by Thermal Gradients along Carbon Nanotubes
Autores: Amelia Barreiro, Riccardo Rurali, Eduardo R. Hernández, Joel Moser, Thomas Pichler, Laszlo Forro, and Adrian Bachtold
Revista: Science
Data: 10 April 2008
Vol.: ScienceXpress
DOI: 10.1126/science.1155559
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanomáquinas
  • MEMS
  • Nanotubos
  • Motores

Mais tópicos