Materiais Avançados

Criado um plástico com elasticidade 10 vezes maior

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/07/2008

Criado um plástico que é 10 vezes mais elástico
Nanofibras extremamente homogêneas de polioximetileno, tecidas por electrospinning.
[Imagem: American Chemical Society]

Pesquisadores chineses descobriram como fabricar um plástico que é 10 vezes mais elástico do que o polímero original. O polímero, conhecido como POM ("polioximetileno"), é largamente utilizado na indústria automotiva e de equipamentos eletrônicos.

Electrospinning

É a primeira vez que se consegue aplicar uma técnica chamada electrospinning (tecelagem eletrostática) a esse plástico de grande uso industrial. Esse processo de alta tecnologia utiliza uma carga elétrica para tecer as moléculas de polímero nas minúsculas fibras que vão formar o material plástico.

O polioximetileno é leve, forte e resistente a elementos químicos, mas é muito quebradiço, o que limita suas aplicações e reduz a vida útil dos equipamentos. Embora vários outros tipos de plástico já tenham sido fabricados com a técnica de electrospinning, ninguém havia até agora conseguido fazer isto com o POM.

Nanofibras plásticas

Os cientistas chineses descobriram que poderiam construir eletrostaticamente nanofibras de POM depois de dissolver o material em uma solução chamada HFIP (hexafluoro-2-propanol). O resultado é um tecido plástico de alta porosidade, grande área superficial e uma elasticidade 10 vezes superior à de qualquer material à base de polioximetileno.

Além de melhorar as aplicações atuais desse plástico, inclusive com o aumento da segurança nos automóveis, os cientistas acreditam que a grande resistência do material, agora livre de seu aspecto quebradiço, deverá permitir a criação de uma série de novos usos industriais.

Artigo: High-Elongation Fiber Mats by Electrospinning of Polyoxymethylene