Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Cúpula do Clima pode pressionar líderes por acordo em 2015

Com informações da Agência Brasil - 23/09/2014


A Cúpula do Clima, que ocorre hoje (23) na sede das Nações Unidas (ONU) em Nova York, com chefes de Estado, de governo e representantes de 125 países, foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, como um chamado ao "engajamento internacional" em prol da preservação ambiental e da redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Internamente, ele tenta pressionar os países a ter compromisso com o tema, principalmente, pela necessidade de um consenso quanto ao acordo político pendente sobre o clima - que deverá ser votado no ano que vem.

A ONU espera que os presidentes apresentem "sugestões públicas" para lidar com as mudanças climáticas. Em discursos e entrevistas que antecederam a reunião, o secretário-geral do organismo pediu que os líderes participantes do encontro trouxessem "medidas concretas".

Por isso alguns analistas acreditam que os chefes de Estado possam aproveitar o momento para anunciar algum tipo de compromisso ou gesto de "boa vontade", tendo em vista a necessidade da assinatura do acordo no ano que vem.

Mas a busca do consenso não é fácil, tanto pela dinâmica de cada país quanto pelos interesses políticos e econômicos. Os Estados Unidos, por exemplo, acreditam que é possível conciliar a luta contra as mudanças climáticas com o crescimento econômico.

Caminhadas pelo clima

O evento mobilizou a sociedade civil, com milhares de pessoas participando de manifestações em prol do clima em mais de 160 países.

A ONG People´s Climate March (Marcha do Povo pelo Clima) foi uma das que mais organizaram protestos, que começaram na semana passada.

As caminhadas pelo Clima pedem a diminuição de emissões de carbono - um dos pontos mais difíceis de consenso entre os países - desde a última conferência sobre o tema, realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009. Em Nova York, o próprio Ban Ki-moon participou de caminhada, ao lado do ator Leonardo Dicaprio, escolhido como embaixador da ONU para as mudanças climáticas.

Em conversa com jornalistas durante a caminhada, o secretário defendeu a mobilização, lembrando-se da responsabilidade desta geração com o futuro. "Este é o planeta onde as próximas gerações vão viver. Não existe plano B, porque não temos o planeta B', disse.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos