Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Curso gratuito de tecnologia do vácuo oferecido pela USP

Com informações da Agência FAPESP - 12/01/2015


Vácuo

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo um curso gratuito sobre princípios da tecnologia do vácuo para profissionais de empresas, indústrias e laboratórios que a utilizem em seu processo produtivo.

O curso tem duração de um semestre (de março a junho de 2015) e compreende aulas teóricas, seminários e atividades práticas.

O curso tem 20 vagas e o candidato deve apresentar carta solicitando sua inscrição, feita por sua empresa ou instituição. O início das aulas está previsto para o dia 16 de março e cada empresa pode enviar, no máximo, dois participantes.

Serão apresentados alguns aspectos da teoria cinética dos gases, necessários para o estudo de sistemas de vácuo, conceitos de velocidade de bombeamento, condutâncias, escoamento de gases nos regimes molecular, viscoso e intermediário.

Também serão discutidos os mecanismos de operação de medidores de pressão, bombas de vácuo, vazamentos reais e virtuais, componentes, materiais e fontes de gases associadas a seus respectivos modelos, como difusão, permeação e vaporização.

Tecnologia do vácuo

A tecnologia do vácuo é utilizada na fabricação de fármacos, lâmpadas incandescentes, garrafas térmicas, tubos de televisão, filmes ópticos, entre outros produtos - até mesmo os processos de fabricação de transistores, a base da microeletrônica, dependem dela.

"A tecnologia do vácuo é usada por cerca de 3 mil empresas no Brasil, de químicas e farmacêuticas até limpadoras de fossas. As farmacêuticas usam o vácuo na secagem de comprimidos, por exemplo. É um curso de uma utilidade imensa, tanto que as empresas muitas vezes mandam seus funcionários para fora do país para fazer algo parecido, o que tem um custo alto," disse o professor Nilberto Heder Medina, diretor do Laboratório Aberto de Física Nuclear e responsável pelo curso.

Medina explica que as aulas teóricas serão complementadas com a realização de experimentos específicos, importantes para a interação dos estudantes com sistemas de vácuo, bem como para o aprendizado de tomada de atitudes durante o processo de escoamento de gases em diferentes regimes.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de fevereiro de 2015 e podem ser feitas no site da Comissão de Cultura e Extensão do IFUSP (http://portal.if.usp.br/extensao).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Processos Industriais
  • Microeletrônica
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos