Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Dedos robóticos adicionais melhoram a mão humana

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2014

Dedos robóticos adicionais melhoram a mão humana

[Imagem: Melanie Gonick/MIT]

Dedos inteligentes

Girar uma chave de fenda, tirar a tampa de uma garrafa ou descascar uma banana são algumas tarefas simples que são difíceis de fazer com uma mão só.

Mas um novo robô montado no pulso pode dar uma mãozinha - ou melhor, dois dedos.

Faye Wu e Harry Asada, do MIT, nos Estados Unidos, desenvolveram uma mão robótica auxiliar que aumenta a capacidade da mão humana para agarrar coisas.

O dispositivo, que vai preso ao pulso, funciona essencialmente como dois dedos extras, adicionados ao lado do mindinho e do polegar.

Um algoritmo de controle permite que os dedos robóticos movam-se em sincronia com os dedos do usuário para agarrar objetos de diferentes formas e tamanhos.

Dedos robóticos adicionais melhoram a mão humana

[Imagem: Melanie Gonick/MIT]

Isso permite usar apenas uma mão, por exemplo, para segurar uma garrafa e retirar sua tampa.

"Esta é uma forma totalmente intuitiva e natural para mover seus dedos robóticos," garante Asada. "Você não precisa comandar o robô, mas simplesmente mover os dedos naturalmente. Então os dedos robóticos reagem e ajudam seus dedos."

O robô, que a dupla batizou de "Dedos Robóticos Supranumerários" - numerary refere-se a um membro permanente de uma equipe de trabalho - consiste em atuadores unidos para exercer forças tão fortes quanto as dos dedos humanos.

Sinergia biomecânica

Para desenvolver um algoritmo capaz de coordenar os dedos robóticos com os movimentos naturais da mão humana, os pesquisadores primeiro analisaram detalhadamente a fisiologia dos movimentos da mão, decifrando a coordenação existente entre os cinco dedos.

Dedos robóticos adicionais melhoram a mão humana

[Imagem: Melanie Gonick/MIT]

Embora uma mão pegue uma laranja de uma maneira muito diferente de pegar um copo, por exemplo, os pesquisadores afirmam que são usados apenas dois padrões gerais de movimento para agarrar objetos: mover os dedos em conjunto e torcê-los para dentro.

Segundo eles, o movimento de agarrar qualquer objeto pode ser explicado através de uma combinação destes dois padrões.

A dupla então levantou a hipótese de que uma "sinergia biomecânica" semelhante pode existir não só entre os cinco dedos naturais, mas também entre sete.

Teorias à parte, o fato é que o algoritmo funcionou em uma ampla variedade de situações, como se pode ver pelas imagens.

"Por enquanto estamos olhando para a postura, mas esta não é toda a história," disse Wu. "Há outras coisas que tornam uma pegada boa e segura. Com um objeto que parece pequeno, mas é pesado, ou escorregadio, a postura seria a mesma, mas a força seria diferente, então como vamos nos adaptar a isso? É a próxima coisa que vamos ver."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos