Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Consertar defeitos de usinas nucleares europeias custaria €25 bi

Com informações da BBC - 06/10/2012


Críticas acríticas

Um relatório da Comissão Europeia identificou "centenas" de problemas em usinas nucleares europeias.

Segundo o documento, as 143 usinas do bloco precisam passar por melhorias, que devem custar aproximadamente 25 bilhões de euros.

O organismo investigou as condições das usinas após o acidente nuclear de Fukushima.

O objetivo era investigar como as usinas nucleares reagiriam durante emergências extremas.

Ativistas anti-nucleares afirmaram que as advertências do relatório foram superficiais.

O jornalista Chris Morris, correspondente da BBC em Bruxelas, relatou em reportagem que órgão regulatório da energia nuclear na Europa solicitou à Comissão que não usasse linguagem capaz de minar a confiança do público na energia nuclear.

Riscos das usinas nucleares europeias

O documento critica a proximidade dos reatores de regiões populosas da União Europeia.

Ao menos 47 das usinas nucleares, com 111 reatores, estão instaladas em locais nos quais mais de 100 mil pessoas vivem em um raio de 30 quilômetros do reator.

"Os resultados dos testes de estresse mostram que praticamente todas as usinas nucleares precisam passar por melhorias de segurança", diz o documento. "Centenas de medidas de melhoria técnica já foram identificadas".

"Após os acidentes de Three Mile Island e Chernobyl, medidas urgentes para proteger as usinas nucleares foram acordadas. Os testes de estresse demonstraram que mesmo hoje, décadas depois, sua implementação ainda está pendente em alguns Estados-membros".

Quatro reatores em dois países - que não foram identificados no documento - teriam menos de uma hora para restabelecer suas funções de segurança e evitar uma catástrofe em caso de eventual falha no suprimento de energia do complexo.

Na França, o maior produtor de energia nuclear da Europa, 58 reatores são responsáveis por 80% da produção de eletricidade do país. O rascunho do relatório apontou falhas específicas em todos esses reatores.

Recentemente uma explosão de vapor feriu duas pessoas na usina de Fessenheim, no leste da França - um dos reatores mais velhos do país e alvo regular de protestos de ativistas. Críticos afirmam que a região onde usina está instalada é perigosa por estar sujeita a constante atividade sísmica.

Deficiências também foram apontadas em usinas da Grã-Bretanha. A maioria das usinas do país não têm uma sala de controle alternativa para ser usada caso a sala principal seja contaminada por radiação.

Protestos contra energia nuclear

Enquanto os testes de estresse encontraram deficiências em muitos reatores nucleares europeus, ativistas afirmam que o relatório falhou ao não abordar riscos em áreas cruciais, tais como o envelhecimento da tecnologia, ataques terroristas e erros humanos.

Por exemplo, apesar dos argumentos técnicos a favor da energia nuclear, o relatório que avaliou o acidente na usina de Fukushima, no Japão, conclui que falhas humanas tiveram papel crucial no desastre e nas suas consequências.

"Se esse exercício fosse sério, a Comissão deveria recomendar o desligamento de reatores não seguros ou velhos", afirmou a ativista Rebecca Harms.

Alguns governos mudaram sua estratégia energética após o desastre do ano passado em Fukushima.

Os alemães decidiram acabar de substituir até o ano de 2022 suas centrais nucleares por tecnologia verde ou menos poluente.

O Japão decidiu banir a energia nuclear até 2040 mas, após passado o impacto inicial do acidente, parece ter cedido às pressões da indústria e agora não se compromete a abandonar totalmente a energia nuclear.

Os sistemas de resfriamento da usina japonesa de Fukushima Daiichi foram desativados pelo terremoto e pelo tsunami ocorridos no Japão em 11 de março de 2011. O desastre causou o derretimento de três de seus reatores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Hidrogênio

Mais tópicos