Meio ambiente

Descoberto o mineral mais complexo da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/03/2018

Descoberto o mineral mais complexo da Terra
A ewingita, com a cor amarelada típica dos compostos à base de urânio.
[Imagem: Pavel Skacha]

Mineral mais complexo

Um mineral à base de urânio, chamado ewingita, é quase duas vezes mais complexo do que o mineral mais complexo que se conhecia até agora.

A complexidade estrutural dos minerais é medida por bits por unidade de célula. A média dos minerais conhecidos é de 228 bits.

"Minerais na faixa dos 1.000 bits são considerados muito complexos, mas apenas cerca de 2,5 por cento dos minerais conhecidos recebem essa designação. Em comparação, a ewingita mede 12.684,86 bits por unidade de célula, essencialmente dobrando a régua de medição que os mineralogistas usam atualmente," disse o professor Peter Burns, da Universidade de Notre Dame, nos EUA.

A ewingita foi descoberta na parede úmida de uma mina na República Tcheca, na mesma região onde o minério de urânio foi extraído para os estudos pioneiros de radioatividade feitos por Marie Curie, há um século. Os estudos de Marie Curie resultaram nas descobertas dos elementos polônio e rádio.

Influência humana nos minerais

Curiosamente, os geólogos acreditam que a ewingita provavelmente só tenha crescido como um mineral de pleno direito ao longo das últimas décadas, depois que os humanos começaram a interagir com a mina e expuseram o material ao ar.

Para confirmar essa hipótese, a equipe do professor Burns está tentando recriar a complexa ewingita em laboratório para entender melhor as condições que levaram à sua formação e confirmar a participação humana no nascimento do mineral mais complexo que se conhece.

Além disso, a equipe está trabalhando para reunir todos os dados existentes sobre os minerais à base de urânio para ver se existem variações entre os minerais que possam ou não ter sido afetados pela ação humana.

A ewingita, cuja fórmula química é Mg8Ca8(UO2)24(CO3)30O4(OH)12(H2O)138, foi batizada em homenagem a Rodney C. Ewing, geólogo da Universidade de Stanford, por suas contribuições para os campos da mineralogia e da ciência nuclear.

Artigo: Ewingite: Earth’s most complex mineral