Espaço

Descoberto planeta anão com maior órbita conhecida

Com informações da BBC - 12/07/2016

Descoberto planeta anão com maior órbita conhecida
A linha laranja mostra a órbita do RR245.
[Imagem: Alex Parker, OSSOS]

Ano de 700 anos

Astrônomos descobriram um novo planeta anão além da órbita de Netuno.

O novo objeto tem cerca de 700 km de diâmetro - apenas 5% da largura da Terra - e uma das órbitas mais longas para um planeta anão: estima-se que leve 700 anos para dar uma volta em torno do Sol.

O RR245 vem mantendo sua órbita altamente elíptica por ao menos 100 milhões de anos. Como o objeto só foi observado em um dos sete anos que leva para viajar em torno do Sol, sua órbita precisa será refinada ao longo dos próximos anos.

Agora ele está viajando em direção ao seu ponto de maior aproximação do Sol, onde deverá chegar em 2096.

Batizado com o nome provisório de 2015 RR245, o pequeno mundo foi identificado pelo telescópio Canadá-França-Havaí, dentro do projeto de pesquisa Outer Solar System Origins Survey (Ossos).

Planetas anões

Acredita-se que haja cerca de 200 planetas anões no Cinturão de Kuiper, a enorme massa de pedaços de rocha e gelo que orbitam além de Netuno.

Mas apenas cinco objetos - Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris - foram observados o suficiente para serem classificados como planetas anões, e não luas, planetoides ou outros objetos.

"Os mundos gelados além de Netuno podem mostrar como os planetas gigantes se formaram e depois se moveram para longe do Sol. Eles permitem construir a história do nosso Sistema Solar", disse Michele Bannister, da Universidade de Vitória, no Canadá. "Mas quase todos esses mundos gelados são pequenos e pouco nítidos; é realmente empolgante encontrar um grande e brilhante o suficiente para que possamos estudá-lo em detalhe."

A referência que os astrônomos fazem a "mundos gelados" se refere à baixa temperatura desses corpos celestes devido à sua grande distância do Sol - não há nenhuma informação disponível até agora sobre sua constituição. O que se sabe é que mundos que orbitam longe do Sol podem ter uma geologia exótica, com paisagens feitas de diferentes materiais congelados, como a passagem da sonda New Horizons por Plutão revelou recentemente.