Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Design no estilo Borg faz tudo com cubos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2016

Design no estilo Borg faz tudo com cubos
Um cubo de 14 x 14 x 14 blocos pode desenhar até 65 padrões diferentes.
[Imagem: Corentin Coulais]

Cubos de construção

A mania do Minecraft parece ter cativado mais do que meros fãs de videogame.

Corentin Coulais, da Universidade de Leiden, na Holanda, criou cubos de borracha que podem assumir diferentes formatos, dependendo da forma como são comprimidos.

Cada bloco é um metamaterial 3D, um material artificial que possui "codificado" um padrão em seu interior. Esse padrão se manifesta quando o cubo sofre uma pressão.

Para demonstrar a técnica, Coulais construiu um cubo com 10 x 10 x 10 blocos de borracha que produz a carinha sorridente de um emoticon, desenhada por seções do cubo que se projetam para a frente de um lado, enquanto furos correspondentes surgem no lado oposto.

Mas ele afirma que é possível construir qualquer padrão. "Na ciência, o sorriso parece ser o padrão ouro quando você alega ser capaz de fazer qualquer formato que quiser, mas poderíamos ter feito qualquer outra coisa," argumentou.

Sapatos customizados e próteses

Embora afirme que ainda vai explorar todo o potencial da nova técnica, o pesquisador espera que o metamaterial 3D possa ser útil para construir sapatos customizados para cada pé e próteses avançadas.

Acontece que o cubo é mole quando seu padrão interno é pressionado, e mais firme em qualquer outra direção. Isso permite restringir o movimento do material em direções definidas, o que seria interessante para próteses, sobretudo de articulações, que devem se dobrar sempre de determinada forma.

"Este tipo de 'material-máquina' programável pode ser ideal para próteses ou para tecnologias de vestir, nas quais é importante um ajuste perfeito com o corpo. Se pudermos fazer os blocos básicos mais complexos ou fabricá-los de outros materiais, então as possibilidades são realmente infinitas," disse o professor Martin van Hecke, coordenador da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Combinatorial Design of Textured Mechanical Metamaterials
Autores: Corentin Coulais, Eial Teomy, Koen de Reus, Yair Shokef, Martin van Hecke
Revista: Nature
Vol.: 535, 529-532
DOI: 10.1038/nature18960
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Compósitos
  • Impressão 3D
  • Robôs

Mais tópicos