Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Discovery ficará mais um dia em órbita devido ao mau tempo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/09/2009

Discovery ficará mais um dia em órbita devido ao mau tempo
Discovery ficará mais um dia em órbita devido ao mau tempo.
[Imagem: NASA]

Pista molhada

Depois de esperar até os últimos instantes da janela de descida, o diretor de voo Richard Jones cancelou o pouso do ônibus espacial Discovery, que estava marcado para acontecer no início desta noite.

O motivo foi o mau tempo na área do Centro Espacial Kennedy. As condições instáveis do tempo indicavam grandes possibilidades de que a pista estivesse molhada no momento da aterrissagem.

Tirando os uniformes

Logo após o cancelamento, ocorrido às 21h28, no horário de Brasília, a tripulação começou a desfazer os preparativos para o retorno à Terra, o que inclui principalmente a retirada dos uniformes e a retirada dos armários dos utensílios de uso diário. Eles deverão ir dormir às 02h29 da madrugada desta sexta-feira e serão acordados às 10h29.

A primeira tentativa de descida será feita no final da tarde desta sexta. O acionamento dos motores poderá ser feito às 17h45, com a aterrissagem acontecendo às 18h48. A segunda oportunidade acontece já na órbita seguinte, com o acionamento dos motores às 19h21 e aterrissagem às 20h23.

Pouso alternativo

A previsão do tempo, contudo, não está ajudando. As perspectivas são de que o tempo permaneça amanhã exatamente como hoje. Por isto a NASA já está preparando a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, que é o local de pouso alternativo.

A primeira janela para descida na Califórnia começará às 20h50, com pouso às 21h53. A última oportunidade do dia será às 22h26, com o pouso ocorrendo às 23h28.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Monitoramento Ambiental
  • Aviões

Mais tópicos