Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Drone invisível testa tecnologias para aviões sem piloto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/08/2017

Drone invisível testa tecnologias para aviões sem piloto
O modelo em escala 1:4 mede 3 metros de comprimento por 3 metros de envergadura.
[Imagem: DLR]

Avião sem piloto

A Agência Espacial Alemã (DLR) testou com sucesso um protótipo de avião autônomo projetado para avaliar várias tecnologias que deverão permitir um salto qualitativo para os drones e abrir o caminho para uma maior automação dos aviões.

O protótipo, batizado de SAGITTA, é um veículo aéreo não-tripulado (VANT) a jato e foi construído em colaboração com a Airbus.

O primeiro voo foi totalmente programado antes da decolagem. O drone decolou e voou de forma autônoma durante sete minutos por um percurso predefinido. Ele então aproximou-se da pista e pousou sem qualquer intervenção humana.

Entre as principais tecnologias avaliadas está o próprio material de que o avião é feito, um compósito ultraleve feito de um polímero reforçado com fibra de carbono. As camadas finas como papel são coladas até atingir espessuras que variam de acordo com o papel estrutural e a carga a que é submetida cada peça ou parte da fuselagem.

"Nossos pesquisadores tiveram que projetar e construir os componentes individuais de forma que eles se encaixassem precisamente durante a montagem, porque a camada adesiva precisava ser fina e uniforme para que a ligação fosse forte," disse Martin Wiedemann, da DLR.

Drone invisível testa tecnologias para aviões sem piloto

[Imagem: DLR]

Drone invisível

Este primeiro protótipo foi construído na escala de 1:4 do drone que deverá ir para a linha de produção nos próximos anos - ele mede 3 metros de comprimento por 3 metros de envergadura.

Impulsionado por duas turbinas de 300 N, o drone pode levantar voo com um peso total de até 150 quilogramas.

O voo de demonstração serviu também para confirmar que o drone se camufla em relação ao radar, com sua característica de "invisibilidade ao radar" (stealth) provindo primariamente de seu formato.

A seguir, o veículo de testes será usado para avaliar novos componentes estruturais nos quais serão integrados elementos funcionais ativos, como os flaps ajustáveis e dinâmicos.

"Com exceção dos freios, é um 'aparelho eletrônico de voo' que é controlado por atuadores eletromecânicos, em vez de componentes hidráulicos. O veículo experimental não é um produto pronto para produção. Ele foi projetado para recolher informações valiosas sobre novas tecnologias para sistemas de voo sem tripulação," disse Wiedemann.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Compósitos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos