Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Economia digital deverá dobrar de volume até 2016

Com informações da BBC - 27/01/2012


Crescimento celular

Segundo um estudo encomendado pelo Google, a economia digital deverá dobrar de valor até 2016.

O estudo, que cobre os países do G20 (20 maiores economias do mundo), foi divulgado nesta sexta-feira no Fórum Economico Mundial em Davos, na Suíça.

Os negócios associados à internet deverão crescer dos atuais US$ 2,3 trilhões para US$ 4,2 trilhões em 2016.

A previsão é que, em quatro anos, três bilhões de pessoas tenham acesso à internet.

O grande propulsor dos negócios deverão ser os celulares com acesso à internet, os chamados smartphones, em franca expansão em todo o mundo e, particularmente, nos mercados emergentes.

O que é economia digital?

O relatório, contudo, elaborado pelo Boston Consulting Group, não apresenta uma definição de economia digital e não especifica quais transações entraram na conta.

"Durante o estudo descobrimos que não há um jeito consensual de medir a economia da internet", assumiu David Dean, um dos diretores da empresa, em uma entrevista à BBC.

O executivo acrescentou que, em breve, não fará sentido falar em economia digital, já que todo o conjunto da economia estará associado à internet - o que parece diminuir a importância do seu próprio estudo.

Outra estimativa divulgada é que, em 2016, 80% dos usuários de internet acessarão a rede pelo celular.

A maioria dos usuários estarão nos mercados emergentes. Só na China serão 800 milhões de usuários, mais que Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha somados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre: