Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Educação frágil e desigualdade social são calcanhar de Aquiles do Brasil

Com informações da Agência Brasil - 19/08/2012


Fragilidade exposta

O déficit de profissionais brasileiros com conhecimento na área de ciência e tecnologia é o "calcanhar de Aquiles" do desenvolvimento do país.

Esta foi a avaliação expressa por especialistas durante a abertura do 1º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, uma entidade de pesquisas, sem fins lucrativos, mantido pelo BNDES, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Eletrobras, e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O evento tem como tema "A Crise e os Desafios para um Novo Ciclo do Desenvolvimento".

Segundo Tânia Bacelar, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a falta de profissionais qualificados no mercado desafia a transição do Brasil para a sociedade do conhecimento.

Segundo ela, essa subida de patamar implica mudanças no atual modelo industrial e de educação. "Essa mudança desafia, sobretudo, a fragilidade e a insuficiência do sistema de educação, ciência e tecnologia".

Desigualdades

O destaque do evento foi Deepak Nayyar, economista e professor da Universidade Jawaharlal Nehru, de Nova Déli, na Índia.

Nayyar destacou que a grande diferença entre o desenvolvimento das nações asiáticas e as da América Latina é o investimento em tecnologia.

Para o indiano, porém, além de investir nessa área, o Brasil precisa enfrentar a desigualdades de renda e a pobreza.

Diante da crise econômica, a população (o mercado interno), na avaliação de Nayyar, é o grande ativo dos países em desenvolvimento. "Se estes alcançarem um o estado de bem-estar social, o céu é o limite. Do contrário, o mundo será mais do mesmo".

Marcos Formiga, diretor-presidente do Centro Celso Furtado, afirmou que a tecnologia é a aposta da humanidade para alavancar o desenvolvimento, calcado em avanços sociais, como a qualidade educacional. "Conhecimento é a chave. Não há dúvida, é a tecnologia que molda o futuro".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos