Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Demonstrada conversão de luz em movimento mecânico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/09/2014

Efeito fotossaliente: Cristais pulam quando iluminados
Cristais saltam como pipoca quando expostos à luz ultravioleta - um fenômeno batizado de "efeito fotossaliente".
[Imagem: Universidade Nacional de Cingapura]

Efeito fotossaliente

Raghavender Medishetty, da Universidade Nacional de Cingapura, registrou um fenômeno que faz com que cristais microscópicos saltem como pipoca quando são iluminados com luz ultravioleta.

O fenômeno, batizado de efeito fotossaliente, demonstra a conversão direta da luz em movimento mecânico.

Segundo os pesquisadores, este fenômeno raro pode representar uma nova forma de capturar a energia solar, utilizando-a diretamente em equipamentos mecânicos, em verdadeiros motores acionados por luz.

Mesmo quando são iluminados com luz ultravioleta fraca, os pequenos cristais saltam violentamente por distâncias até centenas de vezes seu próprio tamanho - o equivalente a um ser humano saltar várias centenas de metros.

Reação fotoquímica

Medishetty e seus colegas descobriram que a causa desse "estouro" dos nanocristais" - eles saltam e se desintegram - deve-se a uma tensão gerada por uma reação fotoquímica dentro do cristal, levando à criação de polímeros.

A expansão repentina do volume durante essa reação resulta na liberação do estresse na forma de eventos balísticos, assim como o interior do milho expande-se mais rapidamente do que sua casca, fazendo o floco de pipoca saltar.

"Movimentos fotoatuados são induzidos pela aplicação de luz a determinados tipos de cristais, mas eles pareciam ser menos eficientes do que os movimentos biomecânicos dos tecidos das plantas e animais. Em nosso trabalho, observamos que a conversão de energia nos cristais pode ser capaz de imitar a motilidade dos sistemas biológicos e proporcionar uma nova maneira de transformar a energia da luz em movimento mecânico," disse o professor Jagadese Vittal, coordenador da equipe.

Segundo ele, isso demonstra a possibilidade prática da captura da radiação da luz UV do Sol para gerar movimentos mecânicos de uso prático, embora ele não tenha sugerido o projeto de um dispositivo para aproveitar os saltos dos nanocristais.

Bibliografia:

Artigo: Single Crystals Popping Under UV Light: A Photosalient Effect Triggered by a [2+2] Cycloaddition Reaction
Autores: Ahmad Husain, Zhaozhi Bai, Tomce Runcevski, Robert E. Dinnebier, Pance Naumov, Jagadese J. Vittal
Revista: Angewandte Chemie
Vol.: 53, Issue 23, June 2, 2014, Pages: 5907-5911
DOI: 10.1002/anie.201402040
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Músculos Artificiais
  • Motores
  • Energia Solar
  • Fotônica

Mais tópicos