Energia

Gota deslizante gera eletricidade

Eletricidade é gerada pelo escorrer de uma gota
A gota de líquido iônico corre por uma "pista" de eletreto, gerando energia na ida e na volta. [Imagem: Yang et al./JAP]

Rolamento energético

Pesquisadores da Universidade de Vestfold, na Noruega, criaram um dispositivo capaz de gerar energia elétrica aproveitando o movimento de uma única gota rolando de um lado para o outro.

Pertencente ao emergente campo da colheita de energia, a nova tecnologia poderia ser usada como uma fonte de eletricidade para dispositivos portáteis de baixo consumo.

Zhaochu Yang e seus colegas afirmam que ele seria especialmente adequado para a colheita de energia a partir de fontes que apresentam vibrações de baixa frequência, como o movimento do corpo humano.

Eletreto

O coletor gera energia quando uma gota de um líquido eletricamente condutor - que pode ser um líquido iônico ou mercúrio - desliza ao longo de uma película de eletreto.

Essa base foi construída com cargas elétricas permanentes incorporadas ao eletreto durante sua deposição - o eletreto é conhecido como PTFE (politetrafluoroetileno).

A vibração do ambiente é usada para inclinar o dispositivo para um lado e para o outro, fazendo a gota correr para lá e para cá.

O movimento da gota causa uma variação de capacitância, que é usada para gerar a eletricidade.

Eletricidade é gerada pelo escorrer de uma gota
O coletor fluídico de energia é um gerador eletrostático, que aproveita as variações de capacitância induzidas pelo correr da gota sobre o eletreto. [Imagem: Yang et al./APL]

A tensão e a corrente máximas de saída são obtidas quando a gotícula atinge sua velocidade máxima, na extremidade da película.

Coletor fluídico de energia

O protótipo, que os cientistas chamam de coletor fluídico de energia, atingiu um pico de potência de saída de 0,18 microwatts.

Para isso foi utilizada uma única gota de 1,2 milímetro de diâmetro deslizando ao longo de uma película de eletreto de 2 micrômetros de espessura.

Bibliografia:

Power Generation from Conductive Droplet Sliding on Electret Film
Zhaochu Yang, Einar Halvorsen, Tao Dong
Journal of Applied Physics
Vol.: 100, 213905
DOI: 10.1063/1.4720517




Outras notícias sobre:

Mais Temas