Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Eletricidade na lataria dos carros tem novo impulso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/11/2014

Eletricidade na lataria dos carros tem novo impulso
Os supercapacitores são criados usando grafeno e nanotubos de carbono, formando revestimentos muito fortes.
[Imagem: Marco Notarianni et al. - 10.1088/0957-4484/25/43/435405]

"Lateria"

A ideia de armazenar energia na lataria dos carros vem sendo testada na prática em vários protótipos.

O objetivo é aumentar a autonomia dos veículos elétricos sem acrescentar peso significativo com o acréscimo de baterias comuns ou armazenar eletricidade para auxiliar o impulso de veículos híbridos.

Pesquisadores australianos apresentaram agora uma inovação na área que é tanto eficiente, quanto compatível com técnicas já utilizadas para fabricar peças para automóveis, incluindo peças de fibras especiais, como as fibras de carbono.

Supercapacitores

A equipe do professor Nunzio Motta desenvolveu supercapacitores planos e muito leves, feitos inteiramente de carbono - supercapacitores são dispositivos que armazenam energia, podendo liberá-la rapidamente, ao contrário das baterias, que liberam a energia gradativamente.

A nova técnica coloca o eletrólito, o material que armazena a energia nos supercapacitores, entre duas camadas de carbono, uma funcionando como eletrodo positivo e outra como eletrodo negativo.

O resultado é um filme fino mas, a exemplo das fibras de carbono, extremamente forte, que pode ser aplicado na forma de revestimento nos materiais convencionalmente usados para fazer os painéis dos carros - portas, capôs, teto, piso etc.

Os primeiros testes mostraram que a lataria recoberta com esses revestimentos pode fornecer eletricidade para impulsionar um veículo híbrido durante vários minutos, o suficiente para o arranque ou para auxiliar a aceleração em momentos de ultrapassagem ou de subidas mais fortes.

"Os veículos precisam de um surto de energia extra para a aceleração, e é aí que os supercapacitores entram. Eles armazenam uma quantidade limitada de carga, mas são capazes de liberá-la muito rapidamente, tornando-se o complemento perfeito para as baterias de armazenamento em massa," disse o professor Motta.

Superando as baterias

O pesquisador acrescenta estar confiante de que é possível levar a tecnologia dos supercapacitores a um nível no qual ela supere as baterias de íons de lítio para aplicações automotivas.

Teoricamente pode-se construir várias camadas de supercapacitores umas sobre as outras, criando chapas que possam também desempenhar uma função estrutural, permitindo assim criar peças inteiras com capacidade de armazenamento de energia.

A tecnologia também é promissora por causa de seu potencial baixo custo, uma vez que não se espera uma queda significativa do preço das baterias de lítio em um futuro próximo.

Bibliografia:

Artigo: High performance all-carbon thin film supercapacitors
Autores: Jinzhang Liu, Francesca Mirri, Marco Notarianni, Matteo Pasquali, Nunzio Motta
Revista: Journal of Power Sources
Vol.: 274, 15 January 2015, Pages 823-830
DOI: 10.1016/j.jpowsour.2014.10.104

Artigo: Graphene-based supercapacitor with carbon nanotube film as highly efficient current collector
Autores: Marco Notarianni, Jinzhang Liu, Francesca Mirri, Matteo Pasquali, Nunzio Motta
Revista: Nanotechnology
Vol.: 25 435405
DOI: 10.1088/0957-4484/25/43/435405
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Baterias
  • Grafeno
  • Nanotubos

Mais tópicos