Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Embrapa lança desafio de programação

Com informações da Agência Fapesp - 06/09/2016

Embrapa lança desafio de programação
O desafio para os programadores será desenvolver aplicativos para o diagnóstico de doenças em cultivos agrícolas a partir de imagens digitais.
[Imagem: Embrapa/Divulgação]

Doenças em plantas por imagens

A Embrapa Informática Agropecuária está convidando programadores de todo o país para uma maratona de programação que será realizada em 18 de outubro em Campinas (SP).

O desafio para os programadores será desenvolver propostas de aplicativos para dispositivos móveis visando o diagnóstico de doenças em cultivos agrícolas a partir de imagens digitais.

Os aplicativos poderão apoiar o processo de coleta de informações e o processamento e armazenamento de dados.

Pesquisas com imagens de plantas para diagnóstico de doenças vêm sendo realizadas pela Embrapa desde o início dos anos 2000, mas ainda existe uma dificuldade em se obter imagens em grande quantidade e alta qualidade.

Problemas como falta de foco e brilho excessivo na superfície das folhas são enfrentados por grupos de pesquisa no país e no exterior, mostrando a necessidade de se aprimorar técnicas para o diagnóstico automático de doenças em plantas a partir de fotografias.

Desafio Embrapa de programação

Cada grupo inscrito no chamado chamado 1º Hackathon Embrapa deve possuir pelo menos dois integrantes com formação completa ou incompleta na área de Exatas, além de conhecimento em programação de computadores.

Todos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade. As oito melhores equipes inscritas, conforme avaliação curricular, serão selecionadas para participar da maratona.

Serão premiados os três grupos com melhor desempenho. A comissão julgadora levará em consideração aspectos como a utilidade do aplicativo proposto, aplicabilidade da solução ao setor agropecuário, interface e experiência do usuário, criatividade, inovação e originalidade da solução proposta e qualidade do código, que envolve clareza, modularização, facilidade de manutenção e documentação.

Interessados em participar devem formar equipes de quatro pessoas e se inscrever gratuitamente no site da competição (https://www.embrapa.br/informatica-agropecuaria/hackathon) até o dia 30 de setembro. Mais informações podem se obtidas pelo email cnptia.hackathon@embrapa.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Software e Programação
  • Sensores
  • Biotecnologia

Mais tópicos