Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Embrapa vai virar multinacional

Com informações da Agência Brasil - 09/04/2012


Sem fronteiras

O governo federal pretende lançar a Embrapa Internacional até o final deste mês.

Maior exemplo de sucesso na área de pesquisas científicas e tecnológicas no Brasil, a Embrapa já virou inspiração para a criação de uma entidade equivalente para a indústria, a Embrapii.

Agora a Embrapa recebeu autorização para se internacionalizar, exercendo " qualquer das atividades integrantes de seu objeto social fora do território nacional, em conformidade com o que dispuser seu estatuto social".

A lei originou que criou a Embrapa restringia sua atuação ao território nacional, mas isto foi alterado no final do governo Lula.

Busca de recursos

Pedro Arraes, presidente da empresa, disse que um dos objetivos é ajudar outros países com a experiência adquirida ao longo dos 39 anos de existência da Embrapa.

"Mas também é, e talvez esse seja o principal, trazer inovações dessas relações para o nosso país," acrescentou ele.

A Embrapa Internacional terá uma estrutura com capacidade de captar recursos de fontes do exterior, como Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e agências de fomento, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Fundação Bill Gates.

"A Fundação Bill Gates fez, recentemente, um aporte de US$ 2,5 bilhões para a Embrapa, e esse recurso, obviamente, não pode entrar na conta da Embrapa aqui no Tesouro, como arrecadação, porque eu vou ter que encaminhar para outros países", explicou Arraes.

Embrapa Internacional

A Embrapa Internacional estreará nos Estados Unidos.

"Dependendo da dimensão que esse negócio tomar, e as perspectivas são de dimensões imensas, talvez tenhamos que ter uma estrutura mínima lá, mas sempre mínima, porque a competência técnica vai estar sempre aqui, na Embrapa. Lá é simplesmente uma forma que a gente tem de agilizar essa captação de recursos internacionais", informou Arraes, acrescentando que pessoas físicas também poderão fazer doações para algum projeto específico, no qual tenham interesse.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Desenvolvimento Sustentável

Mais tópicos