Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Encontrada galáxia mais antiga do que se pensava ser possível

Com informações da New Scientist - 10/11/2023

Encontrada galáxia mais antiga do que se pensava ser possível
Representação artística de como seria a galáxia semelhante à Via Láctea ceers-2112 se ela estivesse nas vizinhanças da Terra.
[Imagem: Luca Costantin (CAB/CSIC-INTA)]

Galáxia impossível

O telescópio James Webb pregou mais uma peça nos astrônomos, revelando a mais antiga galáxia espiral barrada já vista até hoje.

O Webb já havia mostrado várias galáxias que se formaram muito mais rapidamente do que o previsto pela teoria, mas os astrônomos afirmavam que eram galáxias muito primitivas.

A que foi encontrada agora é do mesmo tipo de galáxia da nossa Via Láctea, só que ela já existia quando o Universo tinha apenas 2 bilhões de anos, antes do que se pensava ser possível, já que não haveria tempo suficiente desde o Big Bang para a formação de estruturas tão grandes e complexas.

As galáxias espirais barradas têm uma estrutura característica no seu centro, como se fosse uma barra feita de estrelas, de onde se estendem os tradicionais braços espirais.

Cerca de dois terços de todas as galáxias espirais, incluindo a Via Láctea, têm essa barra estelar, tipicamente repleta de estrelas jovens. Os modelos de formação cósmica sugerem que estas galáxias só poderiam ter começado a formar-se no dobro do tempo, cerca de 4 bilhões de anos após o Big Bang.

Mas o telescópio espacial James Webb encontrou uma ainda mais antiga. Ao cruzar as imagens com dados obtidos com o telescópio espacial Hubble, os pesquisadores identificaram-na como uma galáxia espiral barrada, que batizaram de ceers-2112.

"Compreender e encontrar galáxias como a que encontramos é muito importante. É uma forma de olhar para trás no tempo, para a história da nossa galáxia e, em última análise, para as nossas origens," disse Luca Costantin, do Centro Espanhol de Astrobiologia.

Bibliografia:

Artigo: A Milky Way-like barred spiral galaxy at a redshift of 3
Autores: Luca Costantin, Pablo G. Pérez-González, Yuchen Guo, Chiara Buttitta, Shardha Jogee, Micaela B. Bagley, Guillermo Barro, Jeyhan S. Kartaltepe, Anton M. Koekemoer, Cristina Cabello, Enrico Maria Corsini, Jairo Méndez-Abreu, Alexander de la Vega, Kartheik G. Iyer, Laura Bisigello, Yingjie Cheng, Lorenzo Morelli, Pablo Arrabal Haro, Fernando Buitrago, M. C. Cooper, Avishai Dekel, Mark Dickinson, Steven L. Finkelstein, Mauro Giavalisco, Benne W. Holwerda, Marc Huertas-Company, Ray A. Lucas, Casey Papovich, Nor Pirzkal, Lise-Marie Seillé, Jesús Vega-Ferrero, Stijn Wuyts, L. Y. Aaron Yung
Revista: Nature
DOI: 10.1038/s41586-023-06636-x
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos