Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Endeavour aguarda tempo bom para ser lançado hoje

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/07/2009

Endeavour aguarda tempo bom para ser lançado hoje
Imagem da torre de lançamento do ônibus espacial, logo após o "No Go" devido às "condições inclementes" de tempo.
[Imagem: NASA]

Ainda não foi desta vez que o Endeavour partiu para sua missão na Estação Espacial Internacional. O adiamento deveu-se ao que a NASA chamou de "condições inclementes de tempo."

Antes disso, os engenheiros haviam terminado a checagem final dos sistemas e constatado que os raios do dia anterior não haviam causado nenhum dano ao ônibus espacial e nem à torre de lançamento.

Pista de reserva

No próprio local de lançamento as condições de tempo permitiriam que a contagem regressiva continuasse, mas havia chuva e trovoadas na pista de pouso do Centro Espacial Kennedy.

Esta pista seria utilizada no caso de algum problema durante o lançamento, em que o ônibus espacial devesse soltar-se prematuramente do seu tanque de combustível principal e retornar do solo, abortando o lançamento.

Não vai

A contagem regressiva foi interrompida na marca T -9, ou seja, faltando nove minutos para o lançamento. Nesse ponto, a contagem é suspensa por 45 minutos e é feita uma checagem final de condições com os diversos setores responsáveis pela missão. A coordenação responsável pelo monitoramento do tempo deu uma resposta "No Go" e o lançamento foi adiado.

A próxima tentativa de início da missão STS-127 acontece hoje, segunda-feira, às 19h51, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela NASA TV (http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos