Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Endeavour deixa Estação Espacial mas missão continua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/07/2009

Endeavour deixa Estação Espacial mas missão continua
Laboratório espacial Kibo, já com a sua varanda espacial, cuja instalação foi o principal objetivo da missão do Endeavour.
[Imagem: NASA]

A missão continua

O ônibus espacial Endeavour separou-se da Estação Espacial Internacional ontem, às 14h26, no horário de Brasília. Mas a missão dos sete astronautas ainda está longe de terminar.

Antes de voltar para casa, a tripulação deverá colocar em órbita dois satélites de pesquisas, fazer uma pesquisa sobre a mente humana, colocar um assento especial reclinável para o astronauta que está retornando da Estação e revisar o escudo termal do Endeavour. Além de fazer as malas e guardar tudo no armário.

Satélite estudantil

O primeiro satélite a ser lançado é na verdade um conjunto de dois satélites minúsculos, desenvolvidos por estudantes de universidades norte-americanas.

O projeto dos dois picossatélites é chamada Dragonsat (Dual Autonomous Global Positioning System On-Orbit Navigator Satellite), que irá testar novas tecnologias para a aproximação e a acoplagem de naves espaciais. Um dos picossatélites chama-se AggieSat2 e o outro Paradigm. Cada um deles tem o formato de um cubo com 12,5 centímetros de aresta e pesa 2,1 quilogramas.

Os dois satélites experimentais vão receber dados de GPS por meio de um dispositivo fornecido pela NASA e enviar esses dados para as estações em terra, localizadas em dois campi da Universidade do Texas. Veja mais detalhes na reportagem Endeavour levará ao espaço dois picossatélites construídos por estudantes.

Calibragem de órbitas e sensores

O segundo satélite a ser lançado pelo Endeavour é o ANDE-2 (Atmospheric Neutral Density Experiment 2), um projeto para desenvolver tecnologias para que os satélites artificiais possam contar com sistemas de alta precisão para a determinação de suas órbitas e calibragem dessas órbitas.

O satélite tem ainda um instrumento para detectar dados sobre a composição da atmosfera, que servirão para validar técnicas de captura desses mesmos dados por sensores localizados em terra e em experimentos feitos a bordo de aviões de pesquisa.

Pesquisa sobre a mente humana

Um grupo de astronautas continuará a pesquisa sobre alterações que a microgravidade induz sobre o corpo humano. As experiências fazem parte de um projeto de pesquisas canadense chamado Imunologia Integrada.

O objetivo do projeto é monitorar integralmente a saúde dos astronautas em órbita. Os experimentos que serão feitos hoje e amanhã visam mensurar como a mente humana percebe sua posição durante os voos espaciais, em microgravidade, comparando esses dados com o funcionamento da mente em estado normal, sob a ação da gravidade.

Micrometeoritos e lixo espacial

A próxima tarefa será uma última inspeção da proteção térmica do ônibus espacial. Essa inspeção visa detectar se o Endeavour sofreu algum dano por micrometeoritos ou por pequenos pedaços de lixo espacial enquanto estava acoplado à Estação Espacial.

As inspeções feitas nos primeiros dias da missão não registraram nenhum dano e o escudo foi considerado como pronto para a reentrada.

Durante o dia de hoje, os astronautas ficarão envolvidos em guardar as coisas no armário: as roupas espaciais e todos os equipamentos usados durante a missão devem ser cuidadosamente vistoriados e alojados em seus compartimentos, de forma a evitar acidentes durante o pouso.

Assento reclinável

Outra tarefa antes da reentrada, que deverá ser feita durante o dia de amanhã, será a preparação de um assento especial reclinável para o astronauta Koichi Wakata, que permaneceu três meses na Estação Espacial Internacional.

O assento é projetado para dar mais conforto ao astronauta, que sentirá de forma mais pronunciada o efeito do retorno à gravidade terrestre. Wakata foi substituído na Estação pelo astronauta Tim Kopra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos