Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Endeavour prepara-se para pousar, Discovery prepara-se para subir

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2009

Endeavour prepara-se para pousar, Discovery prepara-se para subir
Astronauta canadense Julie Payette, pouco antes do Endeavour deixar a Estação Espacial Internacional.
[Imagem: NASA]

Pronto para descer

O ônibus espacial Endeavour está pronto para pousar. Ontem e hoje foram completados os itens que faltavam da missão STS-127, que foram executados depois do desacoplamento com a Estação Espacial Internacional - veja Endeavour deixa Estação Espacial mas missão continua.

Durante a checagem dos foguetes que controlam a velocidade e a altitude do ônibus espacial durante a descida, um dos jatos, o F2F, falhou. Contudo, o problema não impedirá a descida. Os astronautas também testaram o sistema de controle de voo, que é acionado depois que o Endeavour entra na atmosfera.

As duas janelas de pouso na Flórida ocorrerão às 11h48 e às 13h23, no horário de Brasília. Se as condições meteorológicas impedirem o pouso, a base de Edwards, na Califórnia, será preparada para um eventual pouso no sábado.

Pronto para subir

Enquanto isso, o ônibus espacial Discovery já está pronto para ser levado para a torre de lançamento, o que deverá ocorrer na próxima segunda-feira, dia 03/08. O lançamento do Discovery está previsto para o dia 25 de Agosto.

A transferência dos ônibus espaciais das suas "garagens" para a plataforma de lançamento é um evento à parte. Carregados por um gigantesco trator de esteiras, a viagem de 5,5 km demora cerca de seis horas, reunindo astronautas, seus parentes e toda a imprensa.

Inicialmente a missão STS-128 seria feita com o Atlantis, mas ele foi substituído pelo Discovery, que fará seu 37º voo.

A missão STS-128 terá como objetivos principais o transporte de um módulo de múltiplos usos, chamado Leonardo, que levará suprimentos para a Estação Espacial, e a instalação de um suporte externo para experimentos científicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos