Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Endeavour deixa ISS e vai começar viagem de volta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/07/2009

Endeavour termina missão e vai começar viagem de volta
Esta foi a maior tripulação ao mesmo tempo no espaço, reunindo 13 astronautas de diversas nacionalidades.
[Imagem: NASA]

13 astronautas

O ônibus espacial Endeavour deverá se desacoplar da Estação Espacial Internacional às 15h41 de hoje, no horário de Brasília, iniciando o retorno à Terra. O pouso, no Centro Espacial Kennedy, está previsto para acontecer às 11h47 de sexta-feira, dia 31.

A Estação Espacial será reposicionada para facilitar a desacoplagem, com o acionamento dos motores previsto para as 13h38. Cerca de uma hora depois, a conexão entre o ônibus espacial e a estação será fechada, encerrando a maior missão já feita à Estação, quando 13 astronautas, de diversas nacionalidades, trabalharam ao mesmo tempo no espaço.

Às 15h41 deverá ocorrer a separação definitiva entre o ônibus e a Estação, com o acionamento dos motores de posicionamento do Endeavour. O ônibus espacial fará um voo ao redor da Estação, quando será feita uma verificação final da sua proteção térmica. Todas as avaliações indicam que os detritos que o atingiram durante o lançamento não produziram nenhum dano significativo.

Eventos imprevistos

Ocorreram dois eventos dignos de atenção da NASA durante a missão. O primeiro foi a detecção de fragmentos de lixo espacial não mapeados, o que forçou o acionamento dos motores do Endeavour para tirar o complexo inteiro da rota de perigo - veja Estação Espacial e Endeavour desviam de lixo espacial.

O segundo evento foi um problema na roupa espacial do astronauta Chris Cassidy. O defeito na bomba de captura de CO2 forçou o fim prematuro da caminhada espacial, enquanto ele e seu colega Dave Wolf trocavam seis baterias da Estação Espacial - veja Defeito na roupa espacial faz astronautas encerrarem caminhada.

Vaga reservada

O fim prematuro da caminhada espacial impediu a execução de uma das tarefas planejadas para a missão, a instalação de um dispositivo para colocação de peças sobressalentes, onde elas possam ser alcançadas pelos braços robóticos da Estação.

Esta tarefa terá que ser feita em outra missão, porque o Endeavour não poderia ficar mais tempo acoplado à Estação. Nesta quarta-feira chega uma nave Progress, lançada da Rússia, levando equipamentos e suprimentos essenciais aos seis astronautas que permanecerão em órbita. A nave russa não-tripulada deverá acoplar no mesmo porto utilizado pelo Endeavour.

Todo o procedimento de desacoplagem será transmitido ao vivo pela NASA TV (www.nasa.gov/multimedia/nasatv).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais
  • Foguetes

Mais tópicos