Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Evento na Unicamp proporá setor de energia solar fotovoltaica no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/03/2011

Evento na Unicamp proporá setor de energia solar fotovoltaica no Brasil
O Brasil exporta todo o seu silício na forma de silício grau metalúrgico e depois importa todo o silício grau solar que precisa a um preço 100 vezes maior.
[Imagem: CEEG Semicon]

Células solares fotovoltaicas

O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizará um evento destinado a fomentar o uso da energia solar no Brasil.

O simpósio Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil (Inova FV) ocorrerá na Unicamp nos dias 15 e 16 de março.

O objetivo do evento é construir uma ação coordenada para o estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competitividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos no país.

O público-alvo são especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais, mas o evento será aberto e de participação gratuita.

Silício grau solar

Entre os temas que serão discutidos durante o evento estão "Estabelecimento do mercado de energia fotovoltaica no Brasil" e "Cadeia de inovação para o estabelecimento do mercado de energia fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no Brasil".

O silício grau solar é um silício com elevado grau de pureza, adequado para a fabricação das células solares, em contraposição ao silício grau metalúrgico, que contém elevado grau de impurezas e serve para fazer ligas metálicas.

O Brasil exporta todo o seu silício - o país tem uma das maiores reservas do mundo - na forma de silício grau metalúrgico e depois importa todo o silício grau solar que precisa a um preço 100 vezes maior.

O país tenta desenvolver a tecnologia para produzir silício de alta pureza para fabricação de painéis solares há vários anos.

O evento acontecerá no auditório da biblioteca central da Unicamp, localizada na R. Sérgio Buarque de Holanda, nº 421, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas (SP).

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.nipeunicamp.org.br/inovafv.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Semicondutores
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos