Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Energias renováveis são tema de encontro mundial no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/01/2009


Cientistas convidados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) estão reunidos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). A reunião vai até esta sexta-feira.

O objetivo do encontro internacional é a elaboração de um relatório especial sobre energias renováveis, que será redigido por 150 autores de 48 países, sete deles brasileiros.

Fontes Renováveis de Energia

O escopo do relatório foi delineado há um ano em uma reunião ocorrida na Alemanha, coordenada pelo Grupo de Trabalho III do IPCC, que se dedica a avaliar opções para limitar as emissões dos gases de efeito estufa. A proposta foi avaliada e aprovada pelos países membros do IPCC.

O relatório "Fontes Renováveis de Energia e Mitigação da Mudança do Clima" tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2010. Com capítulos sobre biocombustíveis e segurança alimentar, desenvolvimento urbano, eficiência energética e outros temas científicos, reunirá informações relevantes aos agentes políticos, setores privados e da sociedade civil de todo o mundo no combate ao aquecimento global.

Importância do Brasil na mudança do clima

"Sediarmos aqui uma reunião do IPCC reflete a importância que o mundo confere ao Brasil na área de mudança do clima", comenta a assessora de Cooperação Internacional do INPE, Thelma Krug, que também faz parte do Conselho do IPCC. "A questão do etanol e o conhecimento significativo dos cientistas brasileiros sobre mudanças do clima colocam o Brasil em posição de destaque nesta discussão sobre energias renováveis".

Criado em 1988 pela Organização Mundial de Meteorologia e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o IPCC já contou com a participação de mais de dois mil especialistas como autores de várias publicações no tema de mudanças climáticas. Tem como objetivo avaliar a informação científica sobre os efeitos das mudanças no clima, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias de mitigação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Energia Eólica
  • Eventos Científicos

Mais tópicos