Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Espaço Ciência vence o Prêmio José Reis de Divulgação Científica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2009


Prêmio José Reis

O CNPq divulgou nesta quinta-feira (18) o nome da Instituição ganhadora do 29° Prêmio José Reis de Divulgação Cientifica, edição 2009.

Por meio de votação, a Instituição agraciada foi o Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Para a escolha, o júri considerou o conjunto da obra, o tempo de atuação, o alcance e a variedade de atividades.

Foram analisados 47 trabalhos, dos quais 25 de instituições de ensino superior, cinco de Fundações de Amparo à Pesquisa, oito de inscrições de órgãos/empresas públicas, cinco de empresas de comunicação, dois de museus e duas outras.

Espaço Ciência

Ao longo de seus 15 anos, o Espaço Ciência, considerado o museu de ciência de Pernambuco, promove um atendimento de qualidade ao visitante e desenvolve um intenso programa de divulgação cientifica e apoio de ciências.

Nessa trajetória, promoveu mais de um milhão e meio de atendimentos. Os trabalhos apresentados pelo Espaço Ciência para concorrer ao prêmio compõem o Caderno Espaço Ciência - 15 anos de Divulgação Científica do Espaço Ciência, que desenvolve intenso programa de divulgação científica e apoio ao ensino de ciências. Em 2008, o Espaço atendeu cerca de 100 mil visitantes em sua sede em Olinda, incluindo Ciência Móvel e os observatórios da Torre Malakoff e do Alto da Sé/Recife, com mais de 200 mil atendimentos.

A entrega do Prêmio será na abertura da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 12 de julho na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM). O Espaço Ciência será representado pelo seu diretor, o professor Antonio Carlos Pavão, que desenvolve atividades no museu desde 1995.

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos. Este ano o Prêmio completou 29 edições com a certeza de ter cumprido com o objetivo pelo qual foi criado, honrando o nome que lhe foi dado ao premiar profissionais de alto nível que contribuem com eficiência para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico.

Bibliografia:

Artigo: Direct observation of a widely tunable bandgap in bilayer graphene
Autores: Yuanbo Zhang, Tsung-Ta Tang, Caglar Girit, Zhao Hao, Michael C. Martin, Alex Zettl, Michael F. Crommie, Y. Ron Shen, Feng Wang
Revista: Nature Physics
Data: June 2009
Vol.: 459, 820-823
DOI: 10.1038/nature08105
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre

Mais tópicos