Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Espelho mais avançado do mundo está pronto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/10/2012

Espelho mais avançado do mundo está pronto
Este é o primeiro de um conjunto de sete espelhos que formarão o espelho completo de 25 metros do telescópio GMT - aqui, logo depois de sair do forno, antes do polimento.
[Imagem: Ray Bertram/University of Arizona]

Lisura extrema

Está pronto aquele que está sendo considerado o espelho mais difícil de ser fabricado até hoje.

Pelos padrões usados na óptica, o "grau de dificuldade" para a fabricação deste espelho é 10 vezes superior à de qualquer outro grande espelho para telescópios já fabricado.

Sua lisura atingiu uma precisão de 19 nanômetros - isso significa que, se este espelho fosse do tamanho do Brasil, sua montanha mais alta teria 2,5 centímetros de altura.

E não basta ser liso: para evitar qualquer aberração, o espelho é todo perfurado, para que ele possa ser constantemente resfriado, mantendo sua estrutura perfeitamente estável.

O espelho desafiador, com seus 8,4 metros de diâmetro é apenas o primeiro dos sete que comporão o GMT (Giant Magellan Telescope), que está sendo construído no Chile por um consórcio internacional, junto aos outros telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Polimento robotizado

O espelho foi fabricado no Laboratório de Espelhos do Observatório Steward, pertencente à Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Foram usadas 20 toneladas de vidro, fundidas em um forno rotativo até que todo o vidro fluísse suavemente para um molde em formato de favos de mel.

Depois que o vidro esfriou e o molde foi retirado, uma série de abrasivos, com granulometrias cada vez mais finas, foram usados por um robô desenvolvido especialmente para polir sua superfície.

O espelho tem um formato estranho porque ele é parte de uma superfície refletora que terá, no total, 25 metros, formada por sete segmentos de 8,4 metros cada um.

A precisão extrema é necessária para que não haja discrepâncias entre os diversos módulos - a tolerância exigida é de 1/20 do comprimento de onda da luz que o telescópio irá captar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Robôs Industriais

Mais tópicos