Materiais Avançados

Esponja magnética comprime a si própria

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/08/2011

Esponja magnética comprime a si própria
Quando submetida a um campo magnético, a esponja "se aperta" e libera o líquido contido em seu interior.
[Imagem: J. Am. Chem. Soc.]

Esponjas magnéticas

Pesquisadores japoneses construíram uma esponja que comprime a si mesma sob a ação de um campo magnético.

O principal objetivo dos pesquisadores é desenvolver um material capaz de levar medicamentos para o interior do corpo humano, e liberá-lo quando necessário, ou seguindo um agendamento de horários.

As primeiras esponjas magnéticas surgiram nos anos 1990, mas operavam ao contrário: elas eram naturalmente comprimidas, e se expandiam quando absorviam água.

Mas elas nunca chegaram a encontrar usos práticos como sensores para detectar a presença de água.

O Dr. Toshiaki Enoki e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Tóquio construíram uma nanoesponja cuja condição normal é expandida. Desta forma, os medicamentos podem ser colocados facilmente em seu interior.

Nanomagnetos

A esponja é feita com uma rede de ímãs em nanoescala, feitos de uma liga de cobalto e paládio.

Cada ímã tem três nanômetros de diâmetro. Eles são interligados por cadeias moleculares (alquil) em forma de mola.

Mas os usos práticos ainda vão ter que esperar um pouco. A compressão da esponja magnética exige a aplicação de um campo magnético forte demais, de 7 Tesla. E ela funcionou bem a uma temperatura criogênica, de 2 K.

Artigo: Magnetic Sponge Prepared with an Alkanedithiol-Bridged Network of Nanomagnets