Mecânica

Espuma de metal bloqueia radiação gama, nêutrons e raios X

Espuma metálica antirradiação: gama, nêutrons e raios X
Os usos dessa classe de espumas metálicas vão das usinas nucleares à proteção de astronautas em missões no espaço profundo. [Imagem: Afsaneh Rabiei/NCSU]

Espuma metálica antirradiação

Além de serem leves e capazes de absorver impactos, o que as torna muito interessantes para aplicações estruturais, as espumas metálicas mostraram agora uma nova capacidade.

Adequadamente projetados, esses materiais porosos podem bloquear raios X, raios gama e radiação de nêutrons.

Isto torna as espumas metálicas adequadas para melhorar a segurança nas usinas nucleares e no transporte de rejeitos radioativos, melhores escudos para profissionais de saúde, em exames de tomografia computadorizada, por exemplo, e até para a proteção de astronautas em missões no espaço profundo.

O material mais eficiente disponível hoje para bloquear todos esses tipos de radiação é o chamado "aço-aço de alto Z", uma liga de aço inoxidável e tungstênio.

A "espuma metálica de alto Z" superou todos os concorrentes na proteção contra os raios gama e a radiação de nêutrons, perdendo apenas para o chumbo na proteção contra os raios X.

"Contudo, nós estamos trabalhando para modificar a composição da espuma metálica para que ela seja mais eficaz que o chumbo no bloqueio de raios X - e nossos resultados preliminares são promissores," disse a professora Afsaneh Rabiei, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

"E as nossas espumas têm a vantagem de não serem tóxicas, o que significa que elas são muito mais simples de fabricar e reciclar. Além disso, as extraordinárias propriedades mecânica e térmica dos compósitos de espumas metálicas e a sua capacidade de absorção de energia tornam o material um bom candidato para várias aplicações estruturais nucleares," complementou.

Bibliografia:

Attenuation efficiency of X-ray and comparison to gamma ray and neutrons in composite metal foams
Shuo Chen, Mohamed Bourham, Afsaneh Rabiei
Radiation Physics and Chemistry
Vol.: Accepted Manuscript
DOI: 10.1016/j.radphyschem.2015.07.003




Outras notícias sobre:

Mais Temas