Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Está nascendo o maior robô do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2008

Está nascendo o maior robô do mundo

[Imagem: Caterpillar]

Está nascendo o maior robô do mundo: um gigantesco caminhão fora-de-estrada, utilizado em mineração e capaz de carregar 240 toneladas, receberá a tecnologia desenvolvida pela equipe vencedora da corrida Urban Challenge, uma corrida de carros robotizados ocorrida em Novembro do ano passado.

Caminhão robotizado

O gigantesco caminhão de mineração deverá ser capaz de andar pelas minas da empresa BHP Billiton, em 2010, de forma totalmente autônoma, sem motorista e sem a necessidade de controladores exclusivos que o operem à distância.

A equipe vencedora da corrida de carros robotizados, a Tartan Racing, foi criada por engenheiros e roboticistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Uma das maiores patrocinadoras da equipe era a Caterpillar, uma grande fabricante de equipamentos pesados, e que já estava de olho na tecnologia para utilizá-la em seus caminhões fora-de-estrada e carregadeiras.

Mina do futuro

Os caminhões fora-de-estrada robotizados, que dispensarão os motoristas, serão parte de um grande conjunto de tecnologias que estão sendo reunidas para criar a mina do futuro, uma forma de exploração mineral mais eficiente do que se consegue com as minas tradicionais.

Os engenheiros acreditam que a tecnologia de veículos autônomos dará grandes ganhos de produtividade ao permitir que o processo industrial funcione de forma mais consistente e previsível. Eles esperam também um aumento na segurança e uma diminuição no impacto ao meio ambiente das operações de mineração.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Processos Industriais
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos