Plantão

Estação Ciência ganha Laboratório de Biologia Celular

Agência Fapesp - 16/06/2009

Estação Ciência ganha Laboratório de Biologia Celular
Além de microscópios e lupas, o laboratório é equipado com diversos materiais para estudo da célula, como modelos de estruturas microscópicas e monitores de plasma interligados aos microscópios.
[Imagem: Celestron]

A Estação Ciência, centro interativo de divulgação científica da Universidade de São Paulo (USP), terá uma nova atração: o Laboratório de Biologia Celular, que será inaugurado oficialmente na comemoração do aniversário de 22 anos da Estação Ciência, no dia 24 de junho.

O novo espaço de 40 metros quadrados foi desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, coordenado pela professora Mayana Zatz.

Equipamentos de laboratório

Além de microscópios e lupas, o laboratório é equipado com diversos materiais para estudo da célula, como modelos de estruturas microscópicas e monitores de plasma interligados aos microscópios, permitindo demonstrações específicas dos monitores. Ao entrar, os visitantes recebem jalecos brancos de laboratório, criados especialmente para o ambiente.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Eliana Dessen, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP, no laboratório serão desenvolvidas atividades educacionais e lúdicas, facilitadoras do aprendizado do mundo microscópico.

Cessão dos equipamentos

O Centro de Estudos do Genoma Humano forneceu todo o equipamento óptico: microscópios e lupas com iluminação embutida, além de diversos protocolos de aulas práticas e os materiais necessários para a execução das preparações citológicas.

O material didático, também concebido pelo Cepid, tem o objetivo de facilitar o entendimento do conceito de célula por meio de atividades lúdicas como jogos educacionais, modelos tridimensionais de estruturas e simulações de processos intracelulares.

A Estação Ciência providenciou o espaço físico, o projeto arquitetônico de construção do laboratório, a execução da obra, a monitoria, a manutenção dos materiais e segurança.

Como visitar o novo laboratório

Depois da inauguração, o laboratório ficará disponível para visitação por grupos e escolas, mediante agendamento da visita. Para o público espontâneo - famílias e turistas - haverá sessões em diversos horários dos fins de semana. Crianças a partir de 11 anos poderão participar das atividades do laboratório. As sessões terão duração de uma hora.

Mais informações podem ser obtidas no site da Estação Ciência (www.eciencia.usp.br) ou pelo telefone (11) 3673-7022.