Destaques e Imagens

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/11/2008

Estação Espacial Internacional completa 10 anos

[Imagem: NASA]

Aniversário da Estação Espacial Internacional

Nesta quinta-feira, 20 de Novembro, a Estação Espacial Internacional completa 10 anos de vida. Em 1998, o módulo de controle russo Zarya tornou-se o primeiro elemento do maior e mais moderno laboratório espacial já construído pelo homem.

Depois de 78 missões de construção, feitas pelos ônibus espaciais e pelas naves russas Progress, a Estação Espacial Internacional ainda exigirá cerca de 40 outros vôos para que sua construção seja dada como completa, o que deverá ocorrer em 2010.

Com as recentes declarações do governo norte-americano de que os ônibus espaciais deverão continuar em operação depois desse que era considerado o ano de sua aposentadoria, é possível que novos melhoramentos sejam adicionados à Estação.

Nesta semana começou a missão STS-126, do ônibus espacial Endeavour, que elevará a capacidade de acomodação da Estação Espacial para seis tripulantes, acrescentando-lhe os módulos de "residência" e fornecimento extra de energia necessários.

Críticas à Estação Espacial Internacional

Nos anos recentes, com a crescente competição por verbas para experiências científicas no espaço, principalmente ligadas a estudos de cosmologia e astrofísica, tornou-se moda em vários círculos da comunidade científica criticar a Estação Espacial Internacional, como se ela não fosse adequada "aos interesses da ciência."

O debate não parece sair muito dos interesses mais rasteiros, uma vez que a Estação Espacial Internacional nunca almejou ser ponto de realização de experiências de altíssima precisão, como as necessárias para se adquirir novos conhecimentos sobre a formação e o desenvolvimento do Universo.

Os objetivos da Estação, bem definidos em seu projeto inicial, prevêem a realização de experimentos científicos no campo da ciência dos materiais e das ciências biológicas, utilizando as características do ambiente espacial, como a microgravidade e o alto vácuo. Outras possibilidades são o apoio a futuras missões à Lua e a Marte e, eventualmente, a realização de reparos em satélites artificiais.