Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Estação Espacial receberá módulo inflável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2015


Laboratório espacial inflável

Depois de anos prometendo um hotel espacial inflável, a empresa Bigelow Aerospace finalmente fará o primeiro teste dos seus módulos espaciais infláveis.

O módulo BEAM (Bigelow Expandable Activity Module) irá ao espaço no segundo semestre, a bordo da oitava missão de suprimento da SpaceX.

Empacotado, o módulo mede 2,4 metros de diâmetro. Depois de colocado pelo braço robótico da Estação Espacial na porta de atracação do laboratório Tranquilidade, ele deverá ser inflado, chegando aos 3 metros de diâmetro por 4 metros de comprimento.

Os 16 metros cúbicos de área útil não terão uma função específica na Estação, servindo para testes de avaliação de sua própria segurança e funcionalidade.

Ao final dos testes ele será novamente retirado pelo braço da Estação e "lançado" rumo à atmosfera, onde se queimará na reentrada.

Espaço profundo

A NASA tem investido no projeto da Bigelow há vários anos, tendo inclusive desenvolvido um protótipo de nave espacial de longo alcance que inclui os módulos infláveis:

Durante o anúncio do lançamento do módulo BEAM, a agência espacial anunciou que o esforço faz parte do projeto de longo prazo de enviar astronautas a Marte.

"A NASA e seus parceiros irão validar hardwares vitais, incluindo habitats para o espaço profundo, assim como procedimentos e capacitações necessárias para enviar humanos em missões de longa duração para Marte ou outros destinos no espaço profundo, nas quais eles deverão operar de forma independente da Terra," disse a nota da agência.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Veículos

Mais tópicos